Quinhentas unidades do ‘Minha Casa, Minha Vida’ localizadas no Residencial Dr. Humberto Pereira III, em Juazeiro (BA), que já estão prontas desde 2016, ainda não foram entregues aos moradores. Como as moradias ficam em uma região afastada do Centro da cidade, vândalos já começaram a destruir os imóveis.
Há casa que teve as janelas, telhas, portas, pias e até vasos sanitários roubados. Em outras, pias foram quebradas.
Os futuros moradores lamentam a situação das casas. “É de cortar o coração porque a gente vê que está tudo pronto, falta muito pouco para elas serem entregues. O sonho de todo cidadão hoje é a casa própria”, diz a professora Iraci Santos.
O projeto do residencial prevê 1.500 casas – mil já foram entregues, enquanto 500 já estão prontas, mas permanecem sem moradores.
“As casas estão prontas desde 2016, esperando que sejam entregues às pessoas que estão dentro do processo de contemplação, pessoas que estão aguardando que essas casas sejam sorteadas e entregues a elas”, diz Carlos Brás, representante do residencial.
Resposta
Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) informou que é responsável apenas pelo processo de inscrição dos interessados em participar dos sorteios no Minha Casa Minha Vida. Todos os demais procedimentos, segundo o órgão municipal, são de responsabilidade da empresa construtora e do banco financiador.
Em relação ao Residencial Dr. Humberto III, a secretaria esclarece que a construtora responsável precisa retomar a obra para que seja feito o sorteio das casas e, posteriormente, a entrega das mesmas. Antes disso, a responsabilidade pelo residencial é da construtora e do banco. A Servenge Engenharia, que fica em São Paulo, responsável pela obra, não se manifestou. (Fonte: G1-BA)