Estudo realizado em 5.565 municípios pela mais conceituada e primeira agência de rating brasileira – a Austin Rating -, feito em parceria com a Revista IstoÉ, apontou Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), como destaque entre os municípios pernambucanos. Jaboatão figura no levantamento com um total de cinco premiações e ocupa espaço de evidência nos 50 primeiros lugares, tanto no ranking geral quanto entre aqueles de grande porte.
Ex-prefeito do município e pré-candidato a governador, Anderson Ferreira (PL) recebeu a informação com humildade. Ao comentar o feito, neste sábado (25), ele atribuiu o resultado a um modelo de gestão que priorizou investimentos em áreas sensíveis como educação, saúde, assistência social e geração de emprego e renda.
“Para um município que sempre foi visto como um problema, Jaboatão, hoje, se tornou um exemplo a ser seguido. Conseguimos virar a página do atraso e o município passou a ser reconhecido nacional e internacionalmente como exemplo de boas práticas. Fomos a única cidade brasileira a receber dois prêmios da Organização das Nações Unidas (ONU) por dois anos consecutivos e todos esses reconhecimentos comprovam que conseguimos apresentar resultados que mudaram para melhor a vida das pessoas“, disse Anderson.
Jaboatão aparece no ranking geral da Austin nas categorias Qualidade de Vida, Mercado de Trabalho e Capacidade de Arrecadação. Já no índice que engloba as cidades de grande porte, o município figura nos eixos Aplicação na Saúde e Educação e Indicadores Fiscais.
Austin
Primeira empresa nacional a conceder ratings no Brasil, a Austin é uma agência classificadora de risco de crédito nacional. Além do pioneirismo na área, se caracteriza pelo desenvolvimento de metodologia própria, a qual adapta padrões internacionais ao mercado financeiro nacional e suas particularidades. A credibilidade da Austin junto ao setor foi construída ao longo dos seus 36 anos de atuação no Brasil. Atualmente é a empresa mais solicitada pela mídia quando o assunto é bancos e mercado financeiro, tendo sido a primeira agência devidamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários, autarquia vinculada ao Ministério da Economia, a exercer a atividade de Agência de Classificação de Risco de Crédito.
Não sei pra quem Jaboatão é uma das melhores cidades! Pode ser lá pela Zona Sul, e Anderson Ferreira abandou a periferia da cidade, como é o caso dos curados. As ações solidárias de vários grupos, é que ameniza a fome nessas áreas! Mas tem dinheiro para propaganda como essa dessa da matéria!
Verdade Carlos. Ousamos perguntar para pessoas que moravam nas áreas de enchentes, para pessoas que perderam seus entes o que eles acham, se realmente é boa para morar. Problemas onde o ex prefeito só lembrou agora, mas que td ano as chuvas fazem essas pessoas lembrarem.