Em Jaboatão dos Guararapes (PE), Região Metropolitana do Recife (RMR), a prefeitura municipal disponibilizará a partir desta quarta-feira (1) até o próximo dia 16 de fevereiro a plataforma digital www.tamojunto.jaboatao.pe.gov. br, que promoverá a Consulta Popular 2023. Ao acessar o link, o cidadão terá oportunidade de indicar as ações que considera prioritárias nas áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura, Assistência Social, Mobilidade, Segurança Cidadã e Defesa Civil.
O ‘#TamoJunto.Jaboatão’, como é chamado o projeto de participação social do Jaboatão dos Guararapes, também avaliará o grau de satisfação da população quanto à gestão municipal. O objetivo da pesquisa é conhecer as necessidades dos cidadãos para o melhor direcionamento dos recursos públicos e o avanço da cidade. A nova consulta, que este ano está na terceira edição, é um projeto da Secretaria de Planejamento e Fazenda, de responsabilidade da Executiva de Planejamento, Orçamento, Monitoramento e Avaliação.
O prefeito Mano Medeiros defende a participação social como um instrumento necessário ao planejamento estratégico do município. “Além do contato diário que nossas equipes têm com a população e os instrumentos que oferecemos para a solicitação das demandas, essa consulta popular anual se faz necessária para que possamos nos planejar e encontrar as soluções de questões que fazem parte do dia a dia do município. Contamos com a colaboração da população para identificar cada demanda”, disse Mano.
O #TamoJunto.Jaboatão deste ano disponibilizará uma sessão exclusiva para o empresariado local, de forma que o setor possa destacar as prioridades de investimentos, voltadas à melhoria do ambiente de negócios.
Promotores
A partir do dia 4, além da plataforma digital, a prefeitura colocará à disposição da população promotores que estarão realizando a pesquisa com tablets e material de divulgação nos pontos de maior circulação de pessoas no município, escolas e postos de saúde nas sete sedes das regionais administrativas. A meta da Consulta Popular 2023 é alcançar 1% da população, que representa aproximadamente 7 mil cidadãos, e 100 empresas de todos os portes.