Jaguarari (BA): Caprinovinocultura leiteira pode receber incentivos no distrito de Pilar

por Carlos Britto // 28 de agosto de 2013 às 14:34

REUNIÃO_EM_PILARO distrito de Pilar, zona rural de Jaguarari, no Norte da Bahia, pode receber investimentos para desenvolver a caprinovinocultura leiteira. O assunto foi discutido em reunião entre a Empresa de Participação Comunitária (EPC) – fundada por empregados e ex-empregados da Mineradora Caraíba – e representantes de instituições públicas e privadas da região (foto).

Elaborado pela Capritec, o projeto visa à produção e desenvolvimento de derivados de leite de cabras e ovelhas, partindo de um montante de 500 litros/ano, com estimativa de atingir, em 10 anos, a quantidade de 5.302 litros/ano, ou mais.

O projeto almeja, ainda, o crescimento dos pequenos produtores, sem desprezar a participação dos médios e grandes criadores. Segundo os idealizadores, o arranjo de produção, para ser implantado, necessita do apoio crucial da Embrapa Semiárido, Sebrae-BA em Juazeiro, EBDA, Senar (cujos representantes compareceram ao encontro), além dos governos federal, estadual, municipal e da iniciativa privada. A execução seria coordenada pelas EPC e Capritec.

Para o pesquisador da Embrapa Semiárido, Dr. Gherman Garcia de Araújo Leal, especialista em caprinovinocultura, a iniciativa tem tudo para dar certo. “O projeto é excelente. Sua condução pode melhorar, em muito, o desenvolvimento da produção leiteira de caprinos e ovinos da região, gerando mais emprego e renda para os pequenos, médios e grandes produtores”, enfatizou. Com informações do Núcleo de Comunicação da Embrapa Semiárido. (Foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários