Os cuidados com a saúde mental da população estão inseridos nas políticas públicas ofertadas pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), durante todo o ano. As ações ganham ênfase com a campanha ‘Janeiro Branco’, que visa a alertar sobre a saúde mental e emocional da população a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, entre outras.
Aderindo à campanha, Petrolina contará com programação que segue durante todo este mês nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Estão previstos atendimentos especializados e coletivos, palestras com temas voltados para o autocuidado com a saúde mental, rodas de conversa e atividades educativas. As ações têm o objetivo de cultivar o bem-estar emocional e construir uma sociedade mais empática e atenta às necessidades mentais de todos.
Saúde mental no Brasil
O Brasil é o país que lidera o ranking de ansiedade e depressão na América Latina, com quase 19 milhões de pessoas com essas condições. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial sofre com transtornos mentais, o que corresponderia, aproximadamente, a 720 milhões de pessoas.