A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça campanha deste mês, dedicada à conscientização sobre o câncer de colo do útero, o “Janeiro Verde”. A doença, muitas vezes silenciosa, pode apresentar sintomas apenas em fases avançadas, tornando ainda mais importante a prevenção.
A principal forma de prevenir é através da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), que é especialmente recomendada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, quando a resposta imunológica é mais eficaz. A vacina protege contra infecções causadas pelo HPV, vírus associado ao desenvolvimento de vários tipos de câncer, incluindo o câncer cervical (no colo do útero), câncer de garganta, entre outros. A imunização é eficaz contra os tipos do vírus mais comuns e de maior risco, como os tipos HPV 6, 11, 16 e 18 – responsáveis por uma maior incidência da doença.
Além de ser uma medida preventiva fundamental para prevenir o câncer, a vacina contra o HPV também contribui para a redução da transmissão do vírus e das doenças relacionadas, promovendo a saúde pública e diminuindo a carga de doenças associadas ao HPV.
Em Petrolina, a vacina está disponível em todas as 57 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para receber a dose, é necessário que a criança ou adolescente esteja acompanhado de um pai, mãe ou responsável, leve o cartão do SUS e o cartão de vacina.