Jantar oferecido pela prefeitura a pastores vira celeuma na Câmara de Petrolina

por Antonio Carlos Miranda // 14 de junho de 2023 às 11:46

Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP arquivo

Um jantar oferecido pelo prefeito Simão Durando (UB) na noite da última segunda-feira (12), na sede da Associação dos Agentes Comunitários de Petrolina (Acosap), a representantes da Igreja Evangélica, gerou um grande mal-estar na Câmara de Vereadores na sessão plenária de ontem (13). A bancada dos evangélicos ficou no olho do furacão, mas sobrou até mesmo para o presidente da Mesa Diretora, Aero Cruz (MDB).

O evento foi alusivo ao Dia do Pastor, lembrado oficialmente no domingo (11) e celebrado pelo Poder Legislativo por força de lei oriunda de projeto aprovado na Casa Plínio Amorim.

Um dos mais indignados, Wenderson Batista ‘Pé de Galo’ (UB) disse não ter dúvidas de que houve uma “manobra e falta de respeito” em relação ao fato de nem todos os vereadores terem sido convidados para o jantar. Seguidor da Igreja Episcopal, ele afirmou que divulgação em torno de um evento tão importante não tem como ser feita do dia para noite.

Parabenizo todos os pastores que fazem deste um nobre ofício de liderar suas igrejas ou congregações, mas é triste ter alguns vereadores cerceados de participar do evento. Ninguém faz um jantar da noite pro dia. E o que mais me impressiona é ver familiares nossos, amigos nossos e líderes religiosos recebendo convites de um ou outro vereador. Eu só faço uma observação: ano que vem a gente conversa. Vamos para as urnas”, desabafou.

Outro que entrou na celeuma foi Alex de Jesus (Republicanos), um dos integrantes da bancada evangélica na Casa. Ele chegou a criticar Aero por entender que o presidente não teria realizado o Dia do Pastor “porque não tem votos na comunidade evangélica”. No entanto, voltou atrás nas declarações ao saber que o evento na Câmara Municipal não ocorreu por incompatibilidade de datas.

Essa questão, inclusive, foi abordada pelo líder da bancada evangélica, Josivaldo Barros (PSC). Ele disse ter sido informado pela Mesa Diretora que a solenidade alusiva ao Dia do Pastor não poderia ser realizada na Casa na segunda-feira. Por isso, o evento aconteceu, de forma simbólica, junto com o jantar na Acosap. Josivaldo assegurou que Alex sabia de todos esses detalhes, mas preferiu não participar da reunião da bancada por ser atualmente oposição ao governo municipal – fato, aliás, argumentado por colega evangélico, Ruy Wanderley (PSC). Ruy ressaltou que a organização do jantar foi da prefeitura, e não da Câmara de Vereadores. Manoel da Acosap, que organizou o espaço na condição de presidente da Acosap, reforçou dizendo que a casa legislativa está isenta de qualquer responsabilidade sobre o assunto.

Presidente

Visivelmente contrariado, Aero Cruz (MDB/foto) interveio na polêmica ao garantir que em nenhum momento criou obstáculos para realizar quaisquer eventos que sejam. Ele afirmou que no ano passado o Dia do Pastor não aconteceu na Câmara de Petrolina “porque parte da bancada evangélica não se entendeu”. “Não foi este presidente quem não fez”, declarou.

Sobre o evento deste ano, Aero disse ter recebido uma solicitação no final do expediente, na última sexta-feira (9), para o último dia 12. Ainda conforme o presidente, tal solicitação não detalhava como seria nem o que seria o evento, muito menos quantos pastores seriam homenageados. No entanto, ele não teve retorno. Para piorar, Aero tomou conhecimento de que, nas redes sociais, espalhou-se a falsa informação de que teria cancelado o evento dos evangélicos. “Como eu cancelei, se nem foi confirmado?”, lamentou. “A questão do Executivo, resolvam com o Executivo”, completou. O presidente revelou que a fake news contra ele teria sido divulgada pelo assessor de um integrante da bancada evangélica e deixou a entender que tomará as medidas cabíveis contra o mesmo.

Jantar oferecido pela prefeitura a pastores vira celeuma na Câmara de Petrolina

  1. JOSE PEDRO QUIRINO disse:

    A campanha para eleger o pimpolho dos Coelhos e Cia Ltda, o Simãozinho, começou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários