O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), embarcará para a China na madrugada desta segunda-feira (14) na tentativa de atrair investimentos nos setores automotivo e de petróleo e gás. Os destinos serão Beijing, Xian e Aoji. Acompanham o governador na viagem de negócios os secretários James Correia (Indústria, Comércio e Mineração), o secretário José Sérgio Gabrielli (Planejamento) e Reub Celestino, coordenador do Grupo Executivo da Indústria Automotiva da SICM.
O primeiro compromisso do governador, às 16h da terça-feira (15), será uma reunião com a diretoria da China CNR Corporation Limited, quando tratará do metrô de Salvador e da implantação de uma fábrica de produção de trens e equipamentos ferroviários.
Já na quarta-feira (16), Wagner se reúne com os executivos de uma montadora automotiva para discutir a possibilidade de parcerias destinadas à produção de veículos de passeio na Bahia. Logo depois, faz uma visita às instalações da fábrica. Ainda na quarta, o governador segue para a cidade de Xian, onde, na quinta (17) mantém encontro de negócios com a diretoria da Baoji Petroleum, seguida de visita à fábrica.
Petróleo e gás
Ainda na quinta, Wagner embarca para Beijing, onde sexta-feira terá reunião com a diretoria da China National Petroleum Corporation. Na ocasião será assinado um memorando de entendimentos entre o Governo da Bahia e a CNPC, ratificando as intenções da empresa de acelerar seus investimentos na Bahia na produção de equipamentos de perfuração de petróleo e de exploração de petróleo e gás.
Na segunda-feira, o governador faz uma visita à sede da Foton Motors e se reúne com a diretoria da empresa, que já manifestou interesse em instalar uma unidade automotiva na Bahia. Segundo informações da Secretaria de Imprensa do estado, Wagner retornará a Salvador na próxima terça-feira (22).