Natural de Parnamirim (PE), no Sertão Central, o ator global Jesuíta Barbosa já conquistou seu espaço entre a nova geração artística do país. Mas ele não esquece em nenhum momento suas raízes. Todo final de ano ele volta para casa e passa os festejos com a família. Só que neste ano ele foi ainda mais além.
Jesuíta foi um dos que encamparam uma luta pelo reconhecimento do seu avô, Francisco da Costa Agra (o ‘Chico Agra’) como autor da clássica canção regional “Petrolina e Juazeiro” – até hoje atribuída ao cantor Jorge de Altinho.
O ator chamou a família, mandou colocar outdoor na cidade e fez um grande barulho em praça pública por esse reconhecimento (confiram o vídeo no Instagram @blogcarlosbritto). A festa foi grande por lá. Nada mais justo.
Jorge de Altinho deveria se retratar e reconhecer que ele não compôs essa música, o que não lhe causaria nenhum prejuizo, visto que foi na voz e interpretação dele que a canção continua fazendo sucesso.
Se for de direito parabéns, se não, só querendo lacrar. coisa de BIBA. Imagina teu avô vivo sabendo que tu casou com um homem!
A música foi gravada pelo Trio Nordestino em 1978, esse rapaz, que nasceu em 1991, diz se lembrar que o avô dele cantava e se dizia autor, resta saber a data do falecimento do avô, aí teremos uma ideia de quanto tempo essa história ficou incubada e só veio à tona depois do netinho fazer sucesso.