O prefeito do Recife, João Campos, foi aclamado como a maior liderança do PSB durante o 16º Congresso Estadual do partido em Pernambuco, realizado neste sábado (5), no Recife. Na ocasião, o gestor, que é candidato à presidência nacional da sigla, reforçou o propósito de fazer a legenda dar “passos ainda mais largos” e ser “o maior partido da centro-esquerda brasileira“. O evento teve a presença do atual presidente nacional, Carlos Siqueira, de prefeitos, parlamentares e lideranças de todo o estado.
“Vamos chegar fortalecidos para ter um partido unido, que vai crescer. A gente vai dar passos ainda mais largos e o PSB se consagrará nas urnas, em 2026, como o maior partido da centro-esquerda brasileira“, afirmou Campos, defendendo a manutenção do alinhamento que consagrou a vitória de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) em 2022. “Estaremos juntos em um projeto nacional com o presidente Lula e com o vice Alckmin. O PSB vai estar ao lado da luta legítima, da luta decente, vai ter lado e posição político-eleitoral. Não estaremos à mercê do vento de conveniências e oportunidades“, completou.
João Campos também elogiou o presidente Carlos Siqueira pelos mais de dez anos à frente do PSB em um período de resistência da democracia brasileira. “Carlos Siqueira dedicou 35 anos de sua vida a cuidar do partido. Sei que é um desafio assumir essa nova missão, essa missão que um dia foi liderada por Miguel Arraes, por Eduardo Campos e pelo próprio Carlos Siqueira. Isso só me deixa com uma vontade ainda maior de fazer bem-feito à frente dessa missão“, afirmou o prefeito.
Eleição e homenagem
Durante o congresso, foram eleitos os membros do diretório, da comissão executiva estadual e das comissões executivas dos segmentos organizados do partido. O deputado Sileno Guedes, que preside o PSB em Pernambuco desde 2011, foi reconduzido à função por mais três anos. A partir das escolhas feitas pelos municípios nos congressos locais e regionais, cerca de 70 delegados e delegadas também foram eleitos para representar Pernambuco no Congresso Nacional do PSB, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, em Brasília. O prefeito João Campos deve ser eleito presidente nacional do partido durante esse evento.
O ex-prefeito e ex-deputado José Patriota, falecido em 2024, foi homenageado e deu nome ao congresso estadual do PSB-PE. Em vídeo exibido para os presentes, foi narrada sua ligação histórica com os ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos e sua atuação em defesa do municipalismo, tendo como foco a representatividade que ele deu ao Sertão do Pajeú, onde nasceu. A viúva do parlamentar, Madalena Leite, esteve presente no congresso juntamente com outros familiares. Patriota também já havia sido homenageado no último domingo (30/03), durante o Congresso Regional do PSB em Afogados da Ingazeira, município que administrou por dois mandatos.
Passos largos com a carteira lotada,bando de bestas ficam endeusando comedor de feijão.