O governador de Pernambuco, João Lyra Neto, lançou na manhã desta segunda-feira (8), em Petrolina, o Plano Emergencial de Controle à Mosca-da-fruta. O gestor assinou junto à Moscamed, à Secretaria de Agricultura e à Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro), um contrato de R$ 2 dois milhões que serão utilizados na execução do plano.
A solenidade aconteceu no auditório do Sest/Senat e contou com a presença do prefeito de Petrolina, Julio Lossio; o secretário estadual de Agricultura Aldo Santos e representantes da Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro), além de produtores rurais e técnicos de órgãos de pesquisa da região.
Entre as medidas de combate, está a doação de inseticida orgânico para os produtores, o controle cultural e a educação sanitária. Outras medidas importantes são o monitoramento e o controle biológico por meio da Técnica do Inseto Estéril (TIE), que serão realizadas pela Moscamed Brasil. (Fotos: Eduardo Braga/SEI-PE)
Um governador vem a Petrolina e só isso que ele traz na mala? 2 milhões, que ainda vai ser investido numa empresa que fica do outro lado do rio, em outro Estado?
NADA DISSO! FICA AQUI PARA OS PEQUENOS PRODUTORES QUE NÃO TEM DINHEIRO PARA COMBATER A PRAGA DA MOSCA FRUTA. COM INSETICIDAS ORGANICOS, PESQUISAS, E AGRÔNOMOS QUE CUIDAM DIRETAMENTE DESTE MAL. PARA QUEM NÃO SABE TEM 3 ANOS QUE O GOVERNO FEDERAL VIROU AS COSTAS PARA A AGRICULTURA IRRIGADA E, EM APENAS UM MÊS DO CONHECIMENTO DO MAL QUE AFERE TODOS OS PRODUTORES O GOVERNADOR JOÃO LYRA LIBEROU RECURSOS. PARA QUEM NÃO SABE AINDA, PETROLINA que é responsável por 98 % exportação de uva e 92% exportação de manga e compõem do terceiro PIB agrícola do País, Sendo uma das onze cidades Brasil mais importantes do (segundo a revista Veja).que exportou mais de 800 milhões de reais em 2013., E em relação a esta praga a Europa já alertou o Vale do S. Francisco duas vezes na terceira corta exportação e, desta maneira vamos para o fundo do poço a cidade que tem sua toda renda na irrigação vira deserto. E OS PRODUTORES VÃO RECEBER ALÉM DO CUIDADO ORIENTAÇÕES ONDE CABE A ELE CUIDAR DA HIGIENIZAÇÃO DO SEU LOTE SENÃO IRÃO RECEBER MULTAS SOB PENA DO MINISTÉRIO PÚBLICO QUE JÁ TEM CONSCIÊNCIA DA GRAVIDADE. QUEM NÃO SABE PROCURE LÊ PARA NÃO ESCREVER BESTEIRAS. OU ENTÃO PROCURE O COMITÊ DE GESTÃO COMPARTILHADA DOS PEQUENOS PRODUTORES EM PETROLINA.