De recesso da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Joel da Harpa (PL) é mais uma liderança política a percorrer o Sertão do Estado. Levando a pauta da segurança pública na bagagem, o parlamentar chegou ontem (11) a Petrolina e já visitou, nesta quarta-feira (12), as sedes do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Além de levantar as demandas das corporações, ele também veio entregar votos de aplausos aos profissionais e batalhões que têm se destacado na região.
Ao Blog, Joel aproveitou para fazer um balanço destes seis meses de gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB).
O deputado (que foi colega de Raquel e da vice, Priscila Krause, na Alepe) mostrou-se comprometido em ajudar a tucana, e não seria diferente. Crítico ácido do governo anterior, ele trabalhou para levar o ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira – que preside o PL no Estado – ao Campo das Princesas em 2022. Anderson, porém, não chegou ao segundo turno e levou o partido a apoiar Raquel, que saiu vencedora nas urnas.
Mesmo respaldando a governadora, o parlamentar ressaltou que a bancada do PL na Alepe terá uma postura independente. “Nosso Regimento Interno foi mudado, e hoje temos na Assembleia uma bancada de governo, uma de oposição e uma independente. Nós estamos na bancada dos independentes, mas buscando, sobretudo nesse início de governo, auxiliar Raquel a encontrar um caminho para governar melhor o Estado”, afirmou.
Empréstimo
Para Joel, a gestora tem se esforçado em atacar os graves problemas do Estado deixado pela administração socialista. Por este motivo, a bancada entende que não pode ser empecilho em projetos de interesse do povo pernambucano. prova disso, segundo ele, foi o empréstimo de R$ 3,4 bilhões solicitado por Raquel, que recebeu aval de todos os parlamentares do PL na Casa de Joaquim Nabuco. Desses recursos, o deputado explicou que R$ 1 bilhão irá para a segurança pública, além da infraestrutura e pessoal.
“Nós nos colocamos como independentes porque temos as nossas pautas, temos posicionamento na Assembleia Legislativa, temos posicionamento diante do governo, e não iremos abandonar aquilo que sempre defendemos. Mas queremos, e estamos, sim, ajudando Raquel. Acho que Raquel tem trabalhado, ajustado as contas, tem procurado, sobretudo, no início do segundo semestre, ouvir mais os deputados, porque ela sabe que os deputados estão mais próximos dos prefeitos, das categorias, dos segmentos, e temos levado essas demandas”, ponderou.
Faixas salariais
A principal dessas demandas, na área pela qual Joel é defensor, diz respeito ao fim das faixas salariais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Joel lembra que essa pauta foi colocada ainda durante a campanha do segundo turno estadual, e Raquel comprometeu-se em extinguir as faixas, consideradas por ele como uma medida inconstitucional que dividiu as categorias. “Raquel fez vídeos se comprometendo em acabar as faixas salariais se fosse governadora, ela vem dando sua palavra de que vai cumprir o prometido em campanha”, declarou. Joel disse, no entanto, que Raquel está na fase de enxugamento da máquina administrativa para priorizar outras questões proeminentes, mas está convicto de que essa reivindicação dos militares será atendida.
Eu tenho uma ideia de segurança pública que talvez fique na história de mil carros móveis eu faço 4 mil móveis com o mesmo efetivo