O Sistema de Transporte de Petrolina precisa ser tratado com mais seriedade. Seriedade, aliás, que nunca se teve para tratar o problema de forma profissional, eficaz e sem política.
Precisamos jogar luz sobre esse problema e ampliar o debate. E com força.
Há muitas perguntas que precisam de respostas. Mas uma, em especial, precisa ser respondida com argumentos:
Por que o preço da tarifa em Petrolina é uma das mais caras do estado?
As empresas Joalina e Viva Petrolina, que operam no sistema da cidade, reconhecem que precisam melhorar os seus veículos e serviços que oferecem aos cidadãos, mas reclamam que a tarifa está defasada e apontam avanços em seu investimentos e falhas no sistema
As empresas afirmam que nos anos de 2013 e 2014 já renovaram mais de 20% de toda a frota. Ainda assim a Prefeitura de Petrolina assinou com o Ministério Público um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que as empresas troquem 31 ônibus até dia 10/03/2015. Mas qual o tamanho dessa conta? Ou melhor, quem pagará por ela?
Se a conta cabe na tarifa atual – congelada há dois anos, mesmo após dois reajustes salariais (17%), quatro do reajuste do óleo diesel (24%) – por que não se fez antes? Se não cabe, ainda mais com o acréscimo de 5% de ISS neste final de ano, como é que a conta vai fechar? Ou não vai? Alguém conhece alguma empresa privada que investe sem ter retorno?
Não bastasse isso, o sistema de transporte coletivo da cidade convive com a alta taxa de gratuidade (mais que o dobro da capital), milhares de quilômetros percorridos em estrada de terra, asfalto de péssima qualidade (isso quando há asfalto, já que em bairros como Henrique Leite e Santa Luzia os percursos acontecem em estradas de terra), falta de incentivos e, para completar, um trânsito em colapso – nem os semáforos da cidade funcionam como deveriam.
Mais que política e jogo de cena, o transporte público de Petrolina precisa passar por um grande debate.
Sem paixões, sem olho no voto, mas com foco na melhoria e definição de uma política justa e profissionalizada. Para todos.
Logo mais, às 9 horas, vamos debater essa problemática em nosso programa ‘Manhã no Vale’, da Rádio Jornal Petrolina. EPTTC, Setranvasf, Policia Rodoviária Federal e representantes da Sociedade Civil já confirmaram presença.
Estamos parados no que diz respeito a gestão pública! Desde q lossio assumiu q nada é feito . Ondeesta a orla nova? O shopping novo, o VLT? NADA O PREFEITO DA NOSSA CIDADE É FRACO EM ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
caro Carlos Britto, o resultado eu já sei qual é: as empresas estão com a corda no pescoço por aumento de custo e passagem que não sobe. Mas o mais grave é que em 2017 vai ter licitação e ninguém vai querer participar, nem mesmo as atuais. Investimento 0% da prefeitura, ou seja, se o sistema não recebe contrapartida ele quebra. Abraços,