Depois do deputado federal pernambucano e ex-ministro da Educação, Mendonça Filho (UB), ir contra a redução de vagas na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o deputado estadual pela Bahia, Jordávio Ramos (PSDB), denunciou a diminuição drástica das vagas em Medicina e a suspensão do semestre de diversos cursos da universidade. O parlamentar encaminhou um ofício ao ministro da Educação, Camilo Santana, pedindo que interceda para que a Univasf volte atrás da decisão.
Dos 29 cursos, 23 ofertarão vagas para ingresso em 2024 e seis não disponibilizarão novas vagas, em virtude de suas especificidades curriculares. Os seis cursos que não ofertarão vagas novas para ingresso em 2024 são: Ciência da Computação (Campus Salgueiro), Enfermagem (Campus Sede), Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica (Campus Juazeiro) e Medicina (Campus Paulo Afonso).
“O povo sofre com essa medida. Por isso enviei um ofício ao ministro solicitando que dialogue com a universidade. Há uma solução: diminuir o semestre para 85 dias letivos e o prazo até 2026 para a regularização. Entendemos que assim oferece alternativas mais equilibradas. Cancelar semestre ou diminuir vagas não ajuda em nada. Só prejudica“, afirmou Jordávio.
O amor venceu, vão fazer o L.