Ao contrário do que acharam muitos ambientalistas, o deputado federal Jorge Khoury (DEM-BA) saiu otimista da Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP-15), realizada em dezembro passado pela ONU em Copenhague.
Khoury, que integra a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Deputados e esteve na COP-15, acredita que este foi o primeiro encontro, entre todos os outros anteriores, onde houve uma participação maciça de representantes e entidades ligadas ao assunto.
Em relação ao avanço tímido nas discussões, questionado pela imprensa mundial, o deputado tem outra opinião. “Eu diria que um evento tão complexo quanto este, envolvendo 193 países, e cujo resultado não é a vontade da maioria, mas o consenso, é querer demais que em apenas 15 dias se resolvesse tudo aquilo que não estava resolvido”, avaliou.
O parlamentar juazeirense ressaltou que o acordo reconhecido pela ONU, após o evento, representou um passo à frente a respeito das questões ambientais. Khoury espera que para a COP-16, a ser realizada este ano no México, essas questões sejam definidas – a exemplo de valores estipulados para o Fundo de Combate ao Aquecimento Global e um maior comprometimento dos países mais desenvolvidos e emergentes no tema. “Coisas que infelizmente, em Copenhague, não foram possíveis”, pontuou.
Esse encontro não teve a participação dos ambientalistas comprometidos com o meio ambiente. A nossa caatinga está degrada. Dep. venha conhecer o CRAD da UNIVASF que tem como meta principal recuperar o nosso BIOMA CAATINGA>>>>>>
Lamentavelmente esses encontros são feitos
sem critérios e são motivos de
criticas.