Encontros, debates e minicursos são algumas das atividades que fazem parte da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, até o próximo dia 30 de abril em Juazeiro (BA), Petrolina, Ouricuri e Santa Maria da Boa Vista – no Sertão pernambucano. Organizada por entidades populares e grupos de pesquisa e extensão, a iniciativa tem o objetivo de aproximar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral de temas relacionados à Reforma Agrária Popular.
De acordo com o diretor de Coordenação Geral da Seção IF Sertão-PE do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Herlon Bezerra, a jornada evidencia “dilemas e lutas populares por terra e água, além de colocar em questão os modelos de produção no campo”.
A programação segue nesta segunda-feira (13) daqui a pouco a partir das 14h, no campus Juazeiro da Univasf. Neste mesmo dia, Escolas de Santa Maria da Boa Vista receberão a exibição do documentário “Ilha das Flores”.
A partir da quarta-feira (14), a programação da Jornada se confunde com as comemorações dos 25 anos do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), que serão realizadas no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro.
Já na sexta-feira (17), as atividades iniciam às 14h, com a 2ª Mostra em Defesa da Agroecologia e Reforma Agrária Popular, na Feira de Orgânicos e Agroecológicos da Aprovasf, no parque Josefa Coelho, em Petrolina. Na ocasião, será exibido o filme “O Veneno está na Mesa – 2”, às 19h.