Jornalista acusa policiais do 2º BIEsp de “abuso de autoridade”; PMPE pede detalhes para tomar devidas providências

por Carlos Britto // 19 de setembro de 2018 às 11:06

Uma equipe do 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIEsp), em Petrolina, foi acusada de abuso de autoridade. A denúncia partiu do jornalista Jacó Viana, que foi vítima dos PMs na noite de ontem (18).

Jacó contou a este Blog que teve de sair às pressas de casa, em sua moto, para comprar remédios para um amigo adoentado. No entanto, esquece-se de levar a habilitação e o documento do veículo. Ao ser abordado, ele diz que sequer teve tempo de explicar alguma coisa aos policiais, porque os mesmos agiram “de forma truculenta e autoritária”, chamando-o inclusive de “vagabundo”. O caso foi parar na Delegacia do Bairro Ouro Preto/Jardim Maravilha.

Confiram o relato do jornalista:

Faltavam 30 minutos para meia noite de ontem (18) quando recebi um pedido de ajuda de um amigo. Ele se encontra doente e não tem transporte para buscar médios nas pouquíssimas farmácias abertas 24h em Petrolina. Saí às pressas, de modo que minha carteira, com documentos e habilitação, ficou em casa. Está aí um erro.

Parei em frente à casa dele ao mesmo tempo em que mandei uma mensagem avisando que já tinha chegado. Eram 23h47. Neste momento fui surpreendido pela abordagem truculenta e totalmente autoritária de um grupamento do 2º Batalhão Integrado Especializado – (BIEsp) no município. “Bota a mão na cabeça, vagabundo”, gritou-me um dos quatro policiais, enquanto apontava um revolver direto para minha cabeça. Mas, como sabe ele que sou vagabundo?  No dicionário, seu significado evoca a pessoa que não trabalha, não gosta de trabalhar, um “vadio”. Só para constar, normalmente pego no batente às 8h e termino lá para 21h, de segunda a sábado.

A situação foi desorientadora, não sabia se colocava a mão no capacete (uso moto), se guardava o celular ou se estendia o pé de apoio da motocicleta para me dar equilíbrio. Eu estava parado num local íngreme.  Para os MPs, aquilo era um descaso a sua autoridade. Quem já se viu não colocar a mão na cabeça imediatamente após um comando deles? Só pode ser um crime.

A partir daí permaneci com os braços levantados, em silêncio, mesmo quando não mais obrigado, vendo onde tudo aquilo terminaria. Pediram-me minha habilitação e, como não a tinha ali, disseram-me que iriam apreender meu transporte. Certo. Eles conhecem a lei e eu também, um pouco. Liguei a câmera do celular e comecei a filmar o que pude… E não foi muito. Tomaram de mim o aparelho e me fotografaram dizendo apenas que não me era permitido gravá-los. Talvez só eles podiam.

Busquei respeitar a autoridade dos policiais da BIEsp, mas não me detive em lembrá-los, firmemente, que eles não tinham o poder de me apear da moto (em dias) e de meu aparelho, menos ainda me censurar. São eles o carrasco e o juiz? Se todo o procedimento estava correto, não havia o que temer da parte deles, óbvio. Por eu ser graduado, me desdenharam apenas afirmando que “esses estudantes saem da faculdade pensando serem os donos do mundo”. Porque cobrar um tratamento digno dos policiais é um ato soberbo, acham.

Gravei a abordagem por 1 minuto e 28 segundos, e, por isso, fui autuado por “desobediência”. Ordenaram-me sentar no chão, enquanto chamavam o reforço: 4 viaturas, 4 motos e 14 policiais para conter minha desordem. Já eu continuava sentado no asfalto, cercado por eles e observado pelos vizinhos. Senti-me intimidado.

Levaram-me à delegacia do bairro Jardim Maravilha, esperei até às 3h para ser liberado, enquanto ouvia os policiais me explicarem os motivos de eu estar totalmente errado. “Porque me trataram educadamente”, “Porque minto quando digo que fui xingado”, “Porque eles são trabalhadores”, “Porque recebi um tratamento padrão no Brasil todo”, “Porque eu estava exaltado” e “Porque tenho tendência hostil à Polícia”. Ou seja, causei tudo isso. Eu, por outro lado, já tinha conhecimento da fama de truculência do 2º BIEsp, só não sabia ainda que eles, também, são formados em Psicologia.

Outro lado

A reportagem do Blog entrou em contato com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), no Recife, que enviou a seguinte resposta por meio de sua assessoria: “A Polícia Militar de Pernambuco informa que não concorda com abuso de autoridade em sua tropa, contudo necessita de dados que possam proporcionar o reconhecimento da viatura que supostamente passou pelo local da ocorrência. Dessa forma é possível identificar os agentes e instaurar o procedimento disciplinar cabível, mediante a queixa registrada no Batalhão ou na Corregedoria”.

Jornalista acusa policiais do 2º BIEsp de “abuso de autoridade”; PMPE pede detalhes para tomar devidas providências

  1. Henrique Cavalcanti disse:

    Garças a Deus que foram 14 policiais para repreender esse folgado mostra que Petrolina tem polícia… Polícia na rua segurança em casa.

    1. Eder disse:

      Não justifica a forma com que eles o abordaram.

  2. Ademar Costa disse:

    No meu entender, isso so ocorreu pq vc não saiu com a habilitação. da proxima vez fique esperto.

  3. Gomes disse:

    Deviam combater era a bandidagem… com um cidadão desarmado todo mundo é valente. Agora eu particularmente queira saber pra quer tanto policial, deve falto do que fazer, ou quem sabe, de comando.

    1. R. França disse:

      Concordo plenamente. Sofri algo de igual ou maior proporção que isto porém a mim foram removidos todos os direitos civís até para me comunicar. Ainda estou buscando a devida forma de fazer prevalecer a justiça. Eles estão brincando de Deus.

  4. Marcos disse:

    Estes sao os eleitores do Mito, fazendo abordagens, qualquer e bandido.

  5. Petrolina First disse:

    Já fui bem atendido pela PM quando precisei. Mas é público e notório que a força policial, no geral, precisa ainda evoluir muito para ser mais cidadã e se equiparar aos de países europeus. Tem que trabalhar com inteligência, e tem que respeitar os direitos constitucionais do cidadão desarmado e que não represente ameaça à vida do agente ou de terceiros. Nosso bem estar tem que ser a finalidade principal do sistema de segurança desse país.

    1. Ej disse:

      Para se equiparar ao nível europeu a educação da sociedade também tem que estar no mesmo nível, não acha?

  6. Cristiano Alves Sampaio disse:

    Não justifica ninguém saí conduzindo um veículo sem a CNH e os documentos de porte obrigatório, o CTB é claro. Não vejo truculência ou abuso de autoridade neste aspecto. Ele apenas que se justificar do comportamento errôneo em conduzir o seu veículo sem esses documentos.

  7. Josiel Bolsonaro disse:

    Parabéns PMs pela atitudes; o cara sem nenhuma identificação e sem a documentação do veículo ainda que está certo??? Sobre a filmagem ele pediu autorização aos policiais pra serem firmados???? Acho que temos direitos de nossa imagem correto…!!!??? Essa é a sociedade nojenta que vivemos, vergonha de ser Brasileiro, por que esse cidadão não anda sem nenhum documento num país como EUA e destrate o policiamento pra ver o que acontece com esse jornalista de meia tigela! Bolsonaro já 17

    1. Defensor da Liberdade disse:

      Peraí, tu é um funcionário público e não quer ser gravado se fizer um malfeito é, e como é que o contribuinte que paga o teu salário vai provar o malfeito? kkkkkkkkkkkkkkk é uma casta mesmo, tá faltando alguém no poder para botar essa casta na linha!

      1. Carrasco de Coxinha disse:

        e você ta precisando de uma professora para ensinar você a escrever.

      2. Carrasco de Coxinha disse:

        E você esta precisando de uma professora para te ensinar a escrever

  8. Adriano Higino disse:

    Como uma “estória” dessas é postada como se fosse verdade? Saiu para comprar remédios as pressas para um amigo que mora em outro local, pegou dinheiro ou cartão e esqueceu de pegar a carteira com os documentos? Só no bresil mesmo viu! Parabéns aos policiais! “Direito tem, quem direito anda.”

  9. O pensador disse:

    Fumo pra ele
    Parabéns a PM

  10. Sarcástico disse:

    Vários policiais pra um só? Nossa como esse rapaz é perigoso hein? Será que o tratamento para bandidos de alta periculosidade é igual? Enquanto vários PMs estavam “mostrando serviço” pra um só, imagine aí quantos bandidos de verdade estavam à solta nesse momento agindo à vontade hein?

    1. Marcos disse:

      No dia que os iluminados que defendem estas arbitrariedades, sofreram uma abordagem desse tipo, talvez mudem de posição.

    2. Deus não existe disse:

      Pela opinião acima dos eleitores do Bolsonaro dá pra se ter noção como seria um eventual governo desse cidadão. Os adoradores da ditadura são um caso de polícia.

    3. Defensor da Liberdade disse:

      Não é o dinheiro deles, por isso fazem isso. É por causa de palhaçadas como essa que os números do trabalho da polícia são uma decepção, menos de 10% dos celulares roubados são recuperados, e apenas 6% dos homicídios são elucidados pela polícia! A PM que têm a função da prevenção não previne nada, visto que temos mais de 60 mil homicídios anuais e outros milhares de casos de roubos e furtos, e a PM não evita nenhum deles. Serviço que não presta deve ser sumariamente encerrado, algo que deveria ocorrer com a PM, para o bem do bolso do brasileiro.

    4. R. França disse:

      Muitos certante

  11. Antônio disse:

    Parabéns a PM!!! Choro sem fundamento…

  12. João Carlos disse:

    Perdoe a minha colocação, mas algumas coisas não batem:
    1 – o cidadão afirma que “ao chegar fui abordado pelos policiais”. Como ele pilotava a moto parando e o celular estava na mão?
    2 – os policiais falavam “esses folgados saem da faculdade”. Desculpa, mas grande parte dos policiais teem curso superior. Os policiais dos BIEsp são, em sua maioria, das últimas turmas de policiais. Grande maioria com superior completo.
    3 – não é referenciado nenhuma violência por parte dos policiais. Cadê o exame de corpo delito. Para quem não sabe Petrolina tem IC e IML para esses casos.
    4 – o cidadão estava sem habilitação e sem a carteira de identidade. O que a polícia deveria ter feito.
    Vamos tomar cuidado com julgamentos precipitados. Nossos policiais são os mocinhos e devem respeito e devem ser respeitados. Como o setor da comunicação registrou bem. Cadê os detalhes para uma melhor apuração?

  13. Antônio disse:

    Parabéns aos policiais envolvidos, as ações policiais precisam ser enérgicas, sobretudo depois das dez da noite.

  14. Caio disse:

    Dá próxima vez anda correto para não dar motivo!
    Parabéns ao 2° Biesp, seu trabalho está sendo fundamental na região.

  15. ADEILSON AMARO DA SILVA disse:

    quando surgi uma policia que realmente faz seu papel ai vem pessoas como esse cara que não tem o que faze pra atrapalhar. parabéns aos policiais do BIESP.

  16. Ademar Costa disse:

    Abuso de autoridade seria você tivesse com a habilitação, entendeu rapaz?? Espero que seu amigo já esteja melhor… Sem mimimi #PAZ

  17. Mario disse:

    Policia brasileira para uma população que se comporta e é como brasileiros, portanto como colocado acima que nossa policia precisava ser igual a européia, mas como e pq se nossa população não se comporta com tal. Se nossa população fosse educada e soubesse seu papel diante da sociedade e saber se comportar dentro dos suas obrigações talvez teriam seus direitos observados, mas estamos num meio de pessoas onde a maioria querem andar como num País anárquico e se sentindo superiores aos outros por conta de terem um nível superior, lembrando que a grande maioria dos policiais também o tem e não apenas eles, outros profissionais também. Isso não dá imunidade a ninguém e apenas serve p estabelecer a ideia de que este tem conhecimento de seus direitos e deveres. Sobre a ideia de pagar o salario, todos pagam o salario daquele policial, inclusive ele. Garanto que de dezenas de abordagens feitas naquela noite somente esse a desse REPÓRTER deu errado pq ela oi realizada nele, ANDE CERTO, FAÇA O CORRETO E VC SEMPRE ANDARÁ E ALCANÇARÁ SEU DESTINO, APESAR DOS PERCALÇOS ENCONTRADOS!

  18. CIDADÃ disse:

    É isso ai PM BIESP TÁ DANDO SHOW NA CIDADE, A ABORDAGEM É CORRETA SIM, HOJE TODOS SÃO SUSPEITOS POR CONTA DA BANDIDAGEM NAO TEMOS DIREITO DE IR E VIR TRANQUILO QUALQUER UM EM HORÁRIO SUSPEITO E LOCAL SUSPEITO ESTÁ SUJEITO A ABORDAGEM! ATÉ A POLICIA ANDA ASSUSTADA COM A VAGABUNDAGEM QUE ESTÁ EM PETROLINA, MAS GRAÇAS A DEUS RAPAZ FOI A POLÍCIA RUIM SE TIVESSE SIDO BANDIDOS E TOMASSEM SUA MOTO.

  19. Wellington Santos disse:

    Parabéns aos bravissimos policiais do 2° BIEsp. Que abordaram de uma forma certeira e lograram êxito em deter um indivíduo totalmente sem identificação. Demostrando total preparo em perceber aqueles que andam as margens da lei!! E mostraram ainda mais preparo, com uma abordagem repentina que desproporciona qualquer tentativa de reação do abordado. Afinal, ninguém tem placa na testa para informar se é cidadão de bem ou marginal!! O tratamento seria outro se este estivesse devidamente identificado. Mais uma vez parabéns aos nossos bravissimos guerreiros do 2° BIEsp, e por gentileza menos vítimismo do senhor jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários