A população de Sento Sé, no norte baiano, terá a oportunidade de conhecer a história do município a partir da memória dos próprios moradores. É que a jornalista Adzamara Amaral, lança, na próxima segunda-feira (24), o livro “Sento Sé, Memórias de uma cidade submersa”. Segundo a escritora, o livro é o resultado do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mas a vontade de pesquisar sobre a cidade é antiga, já que seus pais nasceram no povoado de Brejo da Brásida, zona rural do município.
O trabalho retrata um período que foi um divisor de águas para os municípios de Sento Sé, Pilão Arcado, Casa Nova e Remanso – estas três últimas também no norte do estado. As quatro cidades foram inundadas para dar origem ao lago de Sobradinho. “Procurei, por meio das técnicas de reportagem e percorrendo os caminhos da memória, retratar um local que não existe mais fisicamente, mas permanece vivo nas lembranças”, destaca a jornalista.
De acordo com Adzamara, o livro também é uma tentativa de registrar a história e os dados da cidade para as próximas gerações. “Caso não haja uma catalogação dos dados do município, das vivências, a história da cidade poderá se perder. Como as pessoas que guardam estas memórias já estão em idade avançada, também poderá não haver registro para as futuras gerações acerca do deslocamento da população, do cotidiano da cidade nem da cultura popular”, reforça.
O lançamento do livro está marcado para às 19h30, no Espaço Trupizi, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, nº 28, em Juazeiro.