O ex-prefeito e ex-deputado Joseph Bandeira (SD), candidato à majoritária pelo Partido Solidariedade (SD) para as eleições municipais deste ano em Juazeiro, aparece na lista de gestores com contas irregulares (veja aqui), conforme levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA). O documento foi entregue ontem (9), pelo conselheiro-corregedor, Antonio Honorato. As contas desaprovadas serão enviadas ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e à Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA).
Na oportunidade, o presidente do TCE-BA, Inaldo da Paixão Santos Araújo, ressaltou que a relação poderá ser modificada em face de decisões judiciais, bem como pela dinâmica da nova sistemática implantada pelo Ministério Público Eleitoral, que, em convênio com o TCE-BA, recebe periodicamente informações acerca de suas decisões, mediante o SISConta Eleitoral (ferramenta tecnológica com abrangência nacional, criada para receber e processar informações referentes às causas de inelegibilidade prevista na legislação eleitoral).
Vale frisar que, no final do mês de julho último, Joseph ganhou um direito da Justiça para concorrer às eleições deste ano. No caso, um processo referente ao Lixão de Juazeiro, a juíza da 14ª Sessão Judiciária da Bahia, Cynthia de Araújo Lima Lopes, determinou a suspensão dos efeitos do acórdão n.º 2952-15-11-1-TCU (1ª Câmara do TCU). O Blog questionou a assessoria do candidato sobre o novo fato das contas irregulares e aguarda uma resposta.