Depois de 110 dias de isolamento numa Unidade de Terapia Intensiva, Marciano Menezes voltou a ver o mundo. Numa cadeira de rodas, com sondas no corpo, mas respirando sem aparelhos, ele percorreu na manhã desta quinta-feira o corredor que separa a UTI de uma das alas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife. O garoto do Sertão pernambucano, primeiro brasileiro sobrevivente de raiva, sorriu ao ver as plantas, experimentou um pedacinho de bolo e fez cara de choro quando teve que voltar ao leito. O passeio foi um presente no dia em que completou 16 anos e um sinal de que o adolescente vence a cada mês mais uma etapa da recuperação.
“Nossa expectativa é transferi-lo segunda ou terça-feira para a enfermaria”, informou o chefe da UTI de doenças infecciosas, Gustavo Trindade, que coordena o tratamento inovador, responsável pela sobrevivência do adolescente. Segundo o médico, Marciano evoluiu bastante desde novembro, quando foi confirmada a cura da raiva. Mas ainda tem limitações motoras importantes, como contratura muscular no braço e perna esquerda. Ele não move as pernas e faz poucos movimentos com os braços. Portanto, não consegue andar. Também não fala, mas emite sons.
A equipe médica tem esperanças de que Marciano volte a andar e falar, mas sabe que só o tempo vai dizer se é possível. O emagrecimento estacionou e as infecções cessaram.
A ida para a enfermaria deverá trazer benefícios ao estado emocional, pois também ficará em contato mais permanente com os familiares. O objetivo é encaminhar o garoto ao Hospital de Reabilitação Sarah Kubitschek, em Brasília.
Marciano desenvolveu raiva porque foi mordido, em setembro, na zona rural de Floresta, Sertão, por um morcego infectado e não recebeu soro antirrábico.
Todo o conhecimento da medicina, todo potencial da ciência, toda a capacidade de reação do organismo juntas as vezes são impotentes.
Há situações em que só a intervenção divina pode salvar. Aonde o homem não pode é que Deus mostra seu poder.
Certamente Ele (Deus) tem um propósito na vida deste jovem, pois – parafraseando o presidente Lula – “nunca antes na história deste país…” alguém conseguiu ser curado de raiva humana.
aluilce@terra.com.br
VC ESTÁ COM TODA RAZÃO SÓ DEUS EM SUA SOBERANIA TEM ESSE PODER
E AMÉM POR ISSO
“O Senhor está sempre disponível para operar milagres e procura homens que estejam disponíveis para serem usados como instrumentos Dele. É necessário para se estar disponível, submeter-se a Deus, procurando ouvi-lO e responder:’Sim Senho!’ e ter uma vida de santidade e consagração a Deus, então estará pronto para dizer:’Eis-me aqui Senhor!’. A seara é grande, mas os seifeiros são poucos !!!!
Dinival !!!