Jovens imprudentes desafiam a morte na Avenida Sete de Setembro

por Carlos Britto // 08 de abril de 2024 às 13:00

Foto: Reprodução vídeo – WhatsApp Blog

Neste domingo (7), um leitor do Blog registrou um flagrante na Avenida 7 de Setembro, em Petrolina. Jovens conduzindo bicicletas motorizadas a quase 80 km/h desafiaram a morte em uma das vias mais movimentadas de Petrolina. Um deles está deitado na bicicleta, sem qualquer tipo de proteção.

O incidente levanta questões importantes sobre a segurança e a regulamentação do uso de bicicletas elétricas e ciclomotores. Em julho de 2023, entrou em vigor em todo o Brasil uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o uso desses veículos. De acordo com a resolução, bicicletas elétricas, patinetes, skates, hoverboards e monociclos elétricos podem circular por calçadas e ciclovias, desde que respeitem os limites de velocidade definidos pelas prefeituras de cada município.

As bicicletas elétricas, que têm pedal assistido, devem ter velocidade máxima de até 32 km/h. Em uso esportivo, a velocidade permitida deve ser assistida e limitada a 45 km/h, nas vias arteriais, estradas, rodovias ou em competições esportivas. Nas vias de circulação de carros, seguem as mesmas regras para a circulação de bicicletas, previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). É obrigado o uso de retrovisor no lado esquerdo e pneus em condições mínimas de segurança. Não precisa de carteira, registro, licenciamento e emplacamento. Já os ciclomotores, que chegam a 50 km/h, só podem trafegar na rua, precisam ter placa e licenciamento, e o condutor precisa de habilitação específica.

Jovens imprudentes desafiam a morte na Avenida Sete de Setembro

  1. José disse:

    Daqui a pouco vão quererem justificar dizendo ser esporte.

    Att

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários