Os judocas de Juazeiro agora têm um mestre com Faixa Coral (Kodansha), a mais alta condecoração entre os faixas pretas do Judô, arte marcial milenar do Oriente ( que significa ‘caminho suave’, ou ‘caminho da suavidade’) fundada por Jigoro Kano em 1882.
O judoca Paulo Afonso Lopes, o Paulinho do Judô, recebeu a condecoração este fim de semana após ser reconhecido pela Câmara Municipal de Juazeiro com o titulo de cidadão juazeirense. Passando agora de Sensei para Shihan, tornando-se o único em toda a região. O reconhecimento veio através da CBLJ (Confederação Brasileira de Ligas de Judô).
“É uma honra poder certificar e com o aval do conselho de graus o professor Paulo Afonso a Shihan 6 grau“, afirmou Eduardo Costa Presidente da CBLJ, em uma rede social.
Ser kodansha é ter um nível de pós-graduação dentro do judô, dado notório conhecimento técnico, filosófico e moral. Portanto é a imagem de uma grande fonte de conhecimentos. Sua liderança deve ser estabelecida naturalmente pelo seu carisma e sabedoria, conquistando assim o respeito e admiração de todos, tornando-se o modelo a ser seguido, já que sua posição é de perpetuador dos ensinamentos do mestre Jigoro Kano.
Eu vou ganhar