No final de maio, Patrícia Barbosa, natural de Juazeiro (BA), foi promovida ao posto de Tenente-Coronel da Polícia Militar da Bahia (PMBA) em uma cerimônia realizada no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública, em Salvador. Ela é a primeira mulher de Juazeiro a alcançar essa posição, o segundo posto mais alto na hierarquia da corporação.
Patrícia Barbosa, 51 anos, destacou a importância da participação feminina na PMBA, composta por 29 mil homens e apenas 10% de mulheres. Ela ressaltou que, com a promoção, “as mulheres agora têm maior representatividade e participação no processo decisório da corporação”.
Filha do Capitão José Ivan da Silva (in memoriam) e da Professora Maria Perpétua Barbosa da Silva, Patrícia sempre sonhou em vestir a farda da PMBA, inspirada por seu pai. Em 1992, quando a corporação começou a admitir mulheres, ela prestou vestibular e ingressou no Curso de Formação para Oficial em 1993, concluindo em 1996.
Patrícia Barbosa foi a primeira mulher a comandar a 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) na Barra, em Salvador, liderando uma equipe de 136 policiais. Com 31 anos de serviços prestados à corporação, sua trajetória inclui atuações nas áreas acadêmica, operacional, administrativa e jurídica. A promoção de Patrícia Barbosa é um marco para a representatividade feminina na PMBA, que agora conta com seis tenentes-coronéis mulheres. Ela espera que sua conquista sirva de inspiração para outras mulheres. (Com informações do Portal Preto no Branco)
Parabéns. Conheci o pai e a mãe de Patrícia.
Juazeiro, sempre revelando talentos.