A Prefeitura de Juazeiro (BA), através da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou mais de 4 mil acompanhamentos dos beneficiários do Programa Bolsa Família nos meses de março e abril. A Sesau continua a realizar a pesagem obrigatória do programa do governo federal e a fornecer orientações nutricionais aos beneficiários.
A equipe de Assistência Nutricional da Sesau visitou quase 10 localidades, incluindo bairros e residências, para realizar as pesagens. A gerente de Assistência Nutricional, Beatriz Lopes, destacou a importância de disponibilizar a pesagem fora das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para facilitar o acesso dos usuários.
A pesagem é obrigatória para mulheres de todas as idades e crianças de até sete anos que estão incluídas no programa. O não cumprimento pode resultar na suspensão do pagamento do benefício. As equipes também verificam se os cronogramas de vacinação estão atualizados.
Cronograma de Maio
As pesagens ocorrerão em maio, de acordo com o cronograma fornecido pela Sesau. Serão disponibilizadas 80 fichas, mais 20 fichas preferenciais por dia de atendimento. Além disso, os estudantes do curso de nutrição da UniFTC e da Uninassau estarão oferecendo avaliações nutricionais.
Para realizar a pesagem, é necessário levar RG ou Certidão de Nascimento, CPF, Cartão SUS, Número de Inscrição Social (NIS), comprovante de residência, carteira de vacinação e Cartão da Gestante. As pesagens também podem ser feitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou através do agente de saúde de referência da comunidade de cada beneficiário.