A Agência do Banco do Brasil, situada na Avenida Adolfo Viana, em Juazeiro (BA), foi autuada nesta segunda-feira (16) por não repassar informações aos fiscais do Procon, infringindo a Lei Federal 8.078/1990 e, por essa negativa, subentendeu-se também ao descumprimento da Lei dos 15 minutos.
Também foi constatada a ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC) na agência, que terá o prazo de dez dias para apresentar a defesa.
A ação aconteceu durante fiscalizações do órgão em agências bancárias da cidade. O objetivo é fazer com que a Lei nº 1.852/2005, que prevê limite de espera na fila das agências, seja cumprida.
Nesta ação, foram vistoriadas quatro agências bancárias, onde os fiscais recolheram senhas e solicitaram relatórios de atendimento para verificar o tempo de espera do consumidor nesses postos. De acordo com a Lei municipal, o tempo máximo de espera na fila para atendimento é de 15 minutos em dias normais e de 25 minutos em véspera ou após feriados prolongados.
Outras ações
Esse trabalho faz parte da rotina do Procon. Na ação do último mês de abril, a agência da Caixa Econômica Federal localizada na Praça Barão do Rio Branco foi autuada por descumprimento da Lei municipal. Nesta segunda, a equipe de fiscais retornou à agência em nova vistoria.
Serviço
O Procon ressalta que o consumidor que se sentir lesado, pode comparecer à sede do órgão, portando a senha de atendimento, que funciona como prova material. O Procon de Juazeiro funciona na Rua Minas Gerais, nº 46, 4º andar, bairro Santo Antônio, vizinho à Galeria Rio Fitness.
Todos os bancos, sem exceção esfolam o povo. Filas quilométricas, mau atendimento e taxas exorbitantes.
Estive no Bradesco um dia desses para pagar uns boletos, o caixa recebeu uns cinco boletos e depois me informou que não podia mais me atender, que eu tinha que pegar outra fila. Disse pra ele que iria procurar o PROCON e com a reclamação em mãos iria acionar a justiça. Rapidinho ela me atendeu.