A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) de Juazeiro (BA) iniciou ontem (5) a apresentação do ‘Gestão 360°’ para os profissionais da rede municipal de ensino. As primeiras unidades a receber a equipe de coordenação do projeto foram as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) localizadas nos bairros Tabuleiro, Itaberaba, Antônio Conselheiro, João Paulo II e Parque Residencial.
Coordenado pela equipe da Superintendência de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc, o ‘Gestão 360°’ tem como objetivo proporcionar uma visão panorâmica do percurso do estudante na rede municipal.
“O projeto visa a fornecer às escolas da rede uma visão completa e estatística de todo o percurso do estudante dentro da escola, de forma abrangente. Através de um sistema informatizado, o estudante será acompanhado por todos os profissionais da comunidade escolar desde a matrícula até a sua transferência. Uma visão 360° que vai possibilitar o fortalecimento da rede municipal e a oferta de uma educação cada vez melhor para a população. Porque a educação implica em melhorar a vida das pessoas, e esse é o compromisso da gestão Suzana Ramos“, frisou a superintendente de Gestão Escolar, Alexandrina Araújo.
Durante a apresentação, a equipe da Seduc também aproveitou para escutar a comunidade escolar e ouvir as suas contribuições para o projeto. “Esse alinhamento com o setor de Gestão veio para acrescentar ainda mais qualidade ao ensino da rede municipal. Juazeiro precisa entender que a tecnologia chegou, e a gestão Suzana Ramos não trouxe a tecnologia como um faz de conta, como era antes. Ela concretizou isso“, pontuou a gestora da EMEI Maria Suely Medrado Araújo, Tânia Rosa.
Gestão integrada
O projeto prevê um sistema de gestão integrada, informatizado, que centraliza todas as informações relacionadas aos alunos, desde o seu cadastro inicial até seus registros acadêmicos, comportamentais e de frequência, garantindo o acesso fácil e seguro às informações relevantes para todos os envolvidos no processo educacional. Além disso, também é possível o monitoramento contínuo das informações e a intervenção personalizada.
A iniciativa permitirá a melhoria do desempenho escolar e comportamental dos estudantes, a redução da evasão escolar e o aumento da taxa de conclusão do ensino básico, mais eficiência na alocação de recursos educacionais, maior envolvimento e participação dos pais no processo educacional dos alunos e, ainda, a promoção de uma cultura de dados e evidências na gestão educacional de Juazeiro.