Em Juazeiro (BA), a Secretaria de Saúde (Sesau) vai iniciar nesta segunda-feira (17) a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. A imunização deste público começará por grupos prioritários. Amanhã a imunização será in loco na comunidade quilombola de Barrinha da Conceição, zona rural do município.
Serão vacinadas, por ordem regressiva de idade, crianças dos seguintes grupos prioritários: com deficiência permanente, comorbidade (comprovação mediante relatório médico ou cadastro/avaliação do serviço de saúde), indígenas, quilombolas, institucionalizadas e em situação de rua. A previsão é de que a partir de terça-feira (18) as doses estejam disponíveis em alguns pontos de vacinação (obedecendo ao critério de prioridades).
A criança precisa possuir CPF ou Cartão SUS. Além disso, os pais ou responsáveis precisam levar documento oficial da criança e o cartão de vacina. Para a vacinação, a criança precisa estar acompanhada do pai ou mãe, não sendo obrigado, neste caso, levar o termo de autorização impresso e assinado. Porém, caso a criança esteja na companhia de outro responsável, o pai ou mãe deve emitir por escrito uma autorização assinada.
A estimativa populacional em Juazeiro é de 24.564 crianças de 5 a 11 anos. Nesta primeira remessa de vacinas pediátricas, o município recebeu neste domingo (16) um total de 1.330 doses. “Com a chegada dessas vacinas a população, principalmente os pais, vão ficar mais tranquilos. É importante vacinarmos as nossas crianças de 5 a 11 anos”, destacou o secretário de Saúde, Fernando Costa.
Público de 12 anos ou mais
Nesta segunda o público com 12 anos ou mais também poderá receber a vacina nos seguintes pontos:
– Ao lado do Paço Municipal e no Juá Garden Shopping haverá primeira dose. Aos demais públicos também serão disponibilizadas a segunda dose (exceto Janssen) e dose de reforço. O atendimento é das 9h às 14h.
– Na Uneb também primeira dose, além da segunda dose (Pfizer, Janssen e CoronaVac) e dose de reforço, das 9h às 14h.
Para tomar a vacina é preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Quem for tomar segunda dose ou dose de reforço, deve levar também o cartão de vacina. Profissionais de saúde devem estar com o comprovante de vínculo empregatício atualizado. Já os imunossuprimidos precisam levar original e cópia do laudo médico (a cópia ficará retida), enquanto os adolescentes são obrigados a estar acompanhados dos seus pais ou responsáveis.
Reforço
A dose de reforço é destinada a pessoas residentes em Juazeiro, com 18 anos ou mais, e que tenham intervalo de 4 meses em relação à última dose; profissionais de saúde ativos e lotados em Juazeiro com esse mesmo intervalo em relação à última dose; e imunossuprimidos que estejam com intervalo de 28 dias em relação à última dose.
São consideradas imunossuprimidas as pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona equivalente a 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas; e pacientes renais crônicos.