A Secretaria de Saúde (Sesau) prosseguirá nesta quarta-feira (29) com a vacinação contra a Covid-19 em Juazeiro (BA). A programação inclui as zonas urbana e rural do município.
Adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades (zona rural)
A vacinação deste público será realizada na nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das comunidades de Abóboras, Lagoa do Salitre, Goiabeira, Junco, Juremal e Massaroca. O atendimento é das 8h às 12h. Os adolescentes precisam ir acompanhados de pais ou responsáveis. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. A vacinação na zona rural é exclusiva para os moradores destas localidades.
Adolescentes 12 a 17 anos com comorbidades (zona urbana)
A vacinação deste público será na Univasf. O atendimento é das 8h às 11h30h e das 14h às 16h. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Os adolescentes com comorbidades precisam levar original e cópia do laudo médico (a cópia do laudo ficará retida).
Fazem parte do grupo de comorbidades, segundo a resolução da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), pessoas com: diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístula arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças cerebrovascular, doença renal crônica, hemoglobinopatias, obesidade mórbida, Síndrome de Down, imunossuprimidos e cirrose hepática.
Adolescentes gestantes, puérperas e lactantes (12 a 17 anos)
Este público pode buscar pela Univasf, das 8h às 11h30h e das 14h às 16h. As adolescentes grávidas devem levar o cartão de gestante, enquanto as puérperas e lactantes a Certidão de Nascimento do bebê. Também é preciso levar RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. As adolescentes precisam estar acompanhadas de pais ou responsáveis.
População 18 anos ou mais, gestantes, puérperas e lactantes
Estes públicos acima de 18 anos, incluindo gestantes, puérperas e lactantes, devem ir às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Argemiro, Itaberaba, Alto da Aliança e Alto do Cruzeiro. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Grávidas devem levar o cartão de gestante, enquanto puérperas e lactantes o Certidão de Nascimento do bebê. O atendimento é das 8h às 12h.
Segunda dose (Oxford, CoronaVac e Pfizer)
A aplicação da segunda com Pfizer e CoronaVac será na Escola Iracema Pereira Paixão (Bairro São Geraldo), Creche Mariá Tanuri (Bairro Santo Antônio) e nas UBSs do CSU, Tabuleiro e Jardim Flórida. No Juá Garden Shopping haverá vacinação com Pfizer, CoronaVac e Oxford. No auditório do Centro de Saúde III a segunda dose será da Oxford. O atendimento nas UBSs do Jardim Flórida e Tabuleiro é das 8h às 12h. Os demais pontos funcionam das 8h às 11h30h e das 14h às 16h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina.
Dose de reforço (terceira dose)
Poderão receber a dose de reforço idosos residentes em Juazeiro, com 70 anos ou mais, e que tenham intervalo de seis meses em relação à última dose; profissionais de saúde ativos e lotados em Juazeiro, com 60 anos ou mais, também com intervalo de seis meses em relação à última dose; e imunossuprimidos que possuam intervalo de 28 dias em relação à última dose.
A vacinação será na Univasf, das 8h às 11h30h e das 14h às 16h. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina. O trabalhador de saúde deve levar também o contracheque atualizado e precisa estar ativo e lotado em Juazeiro. Os imunossuprimidos também precisam levar original e cópia do laudo médico (a cópia ficará retida).
São considerados imunossuprimidos as pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; e com neoplasias hematológicas.