A Secretaria de Saúde (Sesau) fechou o planejamento de vacinação contra a Covid-19 para esta semana, a partir de amanhã (18) a sexta-feira (21). Estão no esquema os profissionais das forças de segurança e salvamento com 40 anos ou mais, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, autistas e imunossuprimidos, segunda dose e os trabalhadores da limpeza urbana.
Trabalhadores da limpeza urbana
Os trabalhadores da limpeza urbana serão vacinados nesta terça na Univasf. O atendimento é das 7h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h. A imunização desses servidores será realizada conforme a relação nominal que foi enviada pelas empresas de serviço público à Sesau. É preciso que este público tenha em mãos o cartão SUS e/ou CPF, cartão de vacina e contracheque do mês de março que comprove o vínculo.
Segunda dose
A vacinação da segunda dose, tanto para quem tomou CoronaVac quanto para quem recebeu a Oxford, está sendo realizada de amanhã até a sexta-feira. Quem precisa tomar a dose final da CoronaVac deverá seguir até o Juá Garden Shopping. Já quem está na data para tomar a segunda dose da Oxford, precisa ir à Escola Iracema Pereira Paixão (bairro São Geraldo). O atendimento é das 7h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h. É preciso estar munido de cartão SUS e/ou CPF, cartão de vacina e comprovante de residência.
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Os profissionais das forças de segurança e salvamento com 40 anos ou mais, que ainda não tomaram a primeira dose da vacina, deverão ir ao Centro de Saúde III ( bairro Angary), das 8h às 12h. A vacinação deste público será de 18 a 21 de maio. Fazem parte do grupo de segurança e salvamento as seguintes categorias: policiais militares, policiais civis, policiais rodoviários, policiais federais, policiais penais ou agentes penitenciários, bombeiros militares, bombeiros civis, guardas municipais, agentes de trânsito e salva-vidas.
É preciso que este público leve o contracheque do mês de março/ abril, CPF e/ou cartão SUS. O trabalhador deve estar ativo e lotado no município de Juazeiro.
Trabalhadores da saúde
Os profissionais de saúde também podem receber a primeira dose no Centro de Saúde III. A imunização para este público será de terça a sexta-feira, das 8h às 12h. Os profissionais autônomos devem levar CPF e/ou cartão SUS, carteira do Conselho e/ ou diploma de conclusão de curso, comprovante de Imposto de Renda de 2019 e 2020 que ateste sua condição na área e comprovante de residência. Os profissionais com vínculo empregatício deverão levar CPF e/ou cartão SUS, carteira do Conselho e/ ou diploma de conclusão de curso, carteira de trabalho e/ou contracheque.
Pessoas com deficiência permanente, autistas, transplantados e imunossuprimidos de 18 a 59 anos e comorbidades de 50 anos ou mais
As pessoas com autismo, deficiência permanente, transplantados de órgão sólido ou medula óssea, imunossuprimidas, com idade entre 18 e 59 anos e com outras comorbidades, com idade de 50 anos ou mais, deverão ir a alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) da zona urbana ou rural, ou na Creche Mariá Tanuri (bairro Nossa Senhora Da Penha), para receber a primeira dose da vacina, nesta terça.
Na zona urbana, o funcionamento dos postos de saúde é das 8h às 12h. Na zona rural a UBS funciona das 8h às 11h. É preciso levar o laudo médico, RG, comprovante de residência e cartão SUS. Também é necessário levar uma cópia do laudo médico e/ou da receita médica que comprove a comorbidade ou a deficiência, pois esta ficará retida.
Fazem parte do grupo de comorbidade, segundo a resolução da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), pessoas com diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístula arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças cerebrovascular doença renal crônica, hemoglobinopatias, obesidade mórbida e cirrose hepática.
Serão consideradas pessoas com deficiência permanente aquelas que apresentam uma ou mais das seguintes limitações: limites motores que causem grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; pessoas com dificuldade ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo; pessoas com grande dificuldade para enxergar, mesmo com uso de óculos; pessoas com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.
São consideradas imunossuprimidas as pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente a 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; e com neoplasias hematológicas.