Juazeiro (BA) é a décima cidade mais violenta do país, com taxa de 68,3 mortes por 100 mil habitantes. Os dados, referentes a 2022, são do anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e foram divulgados nesta quinta-feira (20).
Os assassinatos intencionais são aqueles em que houve a intenção de matar. Nessa lista de crimes estão homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, mortes de policiais e mortes decorrentes de intervenção policial.
De acordo com o levantamento, a cidade mais violenta do Brasil também está na Bahia. Jequié tem taxa de 88,8 mortes por 100 mil habitantes, segundo o levantamento. Além disso, outras nove cidades baianas engrossam a lista de municípios mais violentos do país, entre elas Camaçari, Simões Filho, Salvador e Feira de Santana.
O levantamento ainda mostra que a Bahia é o segundo estado mais violento do Brasil (47,1% por 100 mil habitantes), ficando atrás apenas do Amapá (50,6%).
O Blog está aguardando novos detalhes solicitados à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), além de um posicionamento do governo estadual.
Anuário
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública é um levantamento realizado desde 2007 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e é produzido a partir de dados e indicadores oficiais e traz também informações sobre o número de registros de novas armas, gastos com segurança pública da União, do DF, dos Estados e dos municípios brasileiros, pessoas desaparecidas, suicídios de policiais, segurança privada, sistema prisional, entre outros. São diversas fontes públicas de dados que permitem, em uma só publicação, um panorama completo da área.
Lamentavelmente já era esperado, há tempos que vem aumento a cada dia e ninguém ( governo municipal e estadual) tomam providências, posso falar sinceramente que a cidade está com crescimento constante rumo ao primeiro lugar, isso é muito ruim para Juazeiro e Petrolina, sendo as duas cidades juntas, qualquer uma que venha ter a imagem negativada prejudica o turismo local, esperamos que as autoridades competentes tomam providências com urgência.
20 anos, do partido das trevas, só podia dá nisso, lembrando que a Bahia tem 8 ou 9 cidades entre as 12 mais violentas do país, ou seja não tem desculpa para aquele pessoal que não enxerga nada e que tudo e fake News.
As maiores vítimas, pobres, jovens, mulheres, pardos e negros. Basta consultar as estatísticas do IBGE. A condição socioeconômica, falta de perspectivas, pouca escolaridade e o vício nas imundícies. Mais atenção nessa juventude pelo setor público.
Com petralhas no governo o ano que vem já é primeiro
São nove cidades, sendo que Juazeiro é a décima e com você disse, vai rumo a primeira se continuar assim.