Juazeiro, Sobradinho, Paulo Afonso, Campo Formoso e Irecê são as cidades do norte baiano que passarão a contar com internet em alta velocidade, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) assinou o termo de cooperação ontem (19), no Recife (PE). Trata-se de mais uma investida do programa ‘Veredas Novas’. Além das cinco cidades baianas, outras 18 do estado também serão beneficiados.
“Trata-se de 100 gigabytes, em média, uma velocidade alta, que, se comparada à uma rede doméstica, pode ser superior 100 mil vezes”, ressalta Grinaldo Oliveira, coordenador geral de Infraestrutura de TI da Secti.
Caberá à Secti, ainda, uma vez que essa fibra chegue às cidades, ligá-la aos pontos de interesse. “Inicialmente, pretendemos ligar aos campi da Universidade do Estado da Bahia, para, em seguida, conectar hospitais que desenvolvem pesquisas e escolas profissionalizantes estaduais”, adiantou Grinaldo. Ainda não há previsão de quando o serviço chegará a essas cidades.