Juazeiro e Petrolina novamente na rota do pó

por Carlos Britto // 26 de novembro de 2018 às 17:05

(Foto: Divulgação)

Passados 11 anos da desarticulação de uma quadrilha de tráfico internacional de drogas, que usava a Fazenda Mariad, em Juazeiro (BA), para escoar cocaína, o Vale do São Francisco voltou a ficar em evidência negativa no cenário internacional. Como este Blog mostrou, a Polícia Federal (PF) na cidade baiana, com apoio da Polícia Militar (PM) de Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, realizou apreensões recordes de cocaína entre a sexta-feira (23) e o sábado (24). Três suspeitos foram presos em Juazeiro.

A PF acredita que os 5.560 kg de cocaína apreendidos na ação conjunta nos três estados – especificamente em Juazeiro, Petrolina (PE) e Parnamirim (RN) – seriam comercializados em todo o Nordeste e exportados para a Europa. Na cidade baiana foram apreendidos 1.496 kg de pasta base de cocaína. A droga estava escondida em tonéis, dentro de um caminhão que seguia pela BR-407. Já em Petrolina, 2.678 kg da mesma droga foram encontrados em uma parede falsa de um depósito no Bairro Jardim Amazonas, zona oeste. Ninguém foi localizado no local e a situação se repetiu na cidade potiguar.

Para quem não se recorda da operação envolvendo a Fazenda Mariad, a ação ocorreu em agosto de 2007, com a deflagração da Operação ‘São Francisco’. A PF descobriu que a fazenda era usada como fachada para o tráfico internacional de drogas e tinha como chefe o colombiano Gustavo Duran Bautista, apontado como tendo ligação direta com o Cartel do Norte, de Juan Carlos Ramírez Abadía, também preso. A juíza Olga Regina Santiago, que atuou na comarca do município, foi acusada de ligações com o narcotraficante.

Bautista foi o preso no Uruguai com 485 quilos de cocaína. De acordo com a PF, ele comandava a rede de tráfico de drogas que saía da Colômbia e chegava ao Brasil, através do Vale do São Francisco, onde a cocaína era colocada em fundos falsos de caixas de uva e exportadas para a Holanda, escoada através de navio pelo porto de Fortaleza (CE). Na operação 16 pessoas foram presas (sendo oito estrangeiras).

Sobre as investigações dessa operação realizada no último final de semana, as informações recebidas por este Blog é que as investigações seguem para identificar outros envolvidos e que esta é a maior apreensão de pasta base de cocaína já feita nos três Estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários