Juazeiro (BA) está tendo representação na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), que está sendo realizada em Brasília (DF) e encerra hoje (14). O evento, que começou no último dia 11, é promovido pelo Conselho Nacional com apoio do Ministério da Saúde e tem o objetivo de discutir sobre a assistência em saúde mental no SUS.
O município de Juazeiro está sendo representado pela gerente do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), Karoline Barros, e pelo usuário Alberto Kennedy. Eles foram eleitos para participar do encontro nacional durante a etapa estadual realizada em Salvador (BA), em junho.
O cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania, os impactos na saúde mental da população e os desafios para cuidado psicossocial durante e pós-pandemia foram alguns dos temas discutidos. “Há 13 anos a conferência nacional não acontecia. Aqui é um espaço onde os delegados eleitos nos seus Estados e cidades vêm para discutir e votar nas propostas que foram construídas nas conferências estaduais e municipais. Essas propostas aprovadas vão compor um relatório que irá nortear a construção da nova Política Nacional de Saúde Mental, pensando no fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial e dos serviços substitutivos à lógica manicomial”, explicou Karoline Barros.