Juazeiro: Equipe ambiental da prefeitura intensifica captura de abelhas na área urbana

por Carlos Britto // 25 de abril de 2023 às 18:39

Foto: Ascom PMJ/Semaurb divulgação

Em Juazeiro (BA), a equipe de monitoramento e fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) intensificou, nos últimos dias, a captura de abelhas em várias comunidades. Os enxames recolhidos estavam localizados nos bairros Pedra do Lord, Jardim Flórida e Tabuleiro – entre outros pontos urbanos da cidade.

Atualmente a Semaurb vem realizando duas operações semanais, nas terças e quintas-feiras. Cerca de 20 enxames mensais são retirados e destinados a apicultores ou soltos na caatinga, longe da zona urbana.

As abelhas são insetos muito importantes, que exercem um papel fundamental na natureza. Elas fazem a polinização natural das plantas, no momento em que procuram alimentos nas flores. Mas quando se sentem ameaçadas, podem atacar com seus ferrões. Para evitar acidentes, orientamos as pessoas que, ao encontrarem um enxame, não mexam na colmeia. O ideal é chamar a Semaurb ou algum apicultor para realizar a remoção com segurança“, alertou o diretor de fiscalização ambiental, Hudson Duarte.

Como solicitar o serviço

A presença de abelhas pode ser perigosa, principalmente para pessoas alérgicas a picadas. Por isso, a Semaurb disponibiliza um contato para denunciar a presença de enxames e solicitar a retirada dos insetos de logradouros públicos ou de residências de pessoas de baixa renda. Para solicitar o serviço a população pode procurar a Semaurb, à Rua Oscar Ribeiro, s/nº, no Centro de Juazeiro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h ou através dos telefones (74) 3612-3582 (WhatsApp), 3612-3567 ou 3612-3590.

Além de garantir a segurança da população, a retirada dos enxames também é importante para preservar a biodiversidade local e o equilíbrio do ecossistema. As abelhas são responsáveis pela polinização de diversas espécies vegetais, garantindo a produção de alimentos e a manutenção da fauna e da flora da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Meu amigo da juventude, Claudionor salve, salve!