Juazeiro está em estado de alerta contra sarampo; Em 17 dias, Secretaria de Saúde já registrou três suspeitas da doença

por Carlos Britto // 17 de janeiro de 2020 às 18:31

Foto: Miva Filho/SES-PE divulgação arquivo

Um alerta da Secretaria da Saúde de Juazeiro chamou atenção da população para ocorrência de casos de sarampo no município. De outubro a dezembro de 2019, a cidade registrou 15 notificações de suspeita da doença, com um caso confirmado. Só nos 17 dias corridos deste ano, a pasta já anotou três notificações, sem nenhuma confirmação.

Esse indicativo coloca o município em estado de alerta. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Klynger Farias, alguns sintomas devem ser observados como: manchas vermelhas na pele (exantema), tosse (em geral seca e irritativa), febre alta (acima de 38,5ºC), coriza (nariz escorrendo), conjuntivite (com sensibilidade à luz) e dores no corpo.

É importante estar atento a qualquer um destes sintomas e buscar ajuda de um profissional para diagnóstico e posterior tratamento. Caso não tratado de forma adequado pode levar a complicações da doença”, explica Farias.

Ele ainda ressalta que a melhor forma de prevenção continua sendo a imunização através da vacina Tríplice Viral (TV). Para os grupos de pessoas suscetíveis (que não tenha comprovação vacinal) ela deve ser realizada mediante a vacinação de rotina na rede primária em saúde, bloqueio vacinal, intensificação vacinal e campanhas de vacinação.

A secretaria afirma também que a partir de agora estão sendo iniciadas varreduras da situação vacinal da população através da verificação da caderneta de vacina e realizando a vacinação em forma seletiva dependendo da situação encontrada. A pasta ressalta que aqueles que ainda não foram vacinados precisam buscar os postos de saúde para verificação e imunização, contra o sarampo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários