O pequeno Ruan Thierry Tavares Aves, de 6 anos, morador de Juazeiro (BA), foi diagnosticado com um tumor na cabeça e precisa fazer uma cirurgia com urgência, conforme informaram seus familiares. A tia do menino, Aline Alves, explicou que ele estava bem e começou a ficar estrábico. Levando-o ao Hospital da Criança, foi detectado o tumor.
Segundo Aline, desde a última quarta-feira (29/08) a unidade médica Criança tenta transferi-lo para o Hospital Dom Malan (HDM) ou Hospital Universitário (HU) – ambos em Petrolina, mas as unidades teriam alegado falta de vagas. Aline também divulgou um vídeo no Facebook, onde detalha o caso (assistam acima).
Sobre o assunto, o Blog procurou a assessoria do HDM, que disse que o “Hospital da Criança está em contato com a regulação para transferi-lo para um hospital de referência na capital [Salvador], pois o tipo de cirurgia que ele precisa fazer não é realizada aqui na região”.
Já o HU informou que a unidade não atende esse tipo de paciente. O hospital só realiza neurocirurgias de origem de trauma e atendimento em pessoas adultas.
Quem defende saúde pública só pode ser um carniceiro. Com o tanto de impostos, taxas, contribuições e regulamentações à se cumprir, plano privado de saúde é quase item de luxo para os padrões brasileiros. Exames, consultas, remédios, tudo caro. Saúde pública é isso aí, procedimentos de alta complexidade só nas capitais. Dependendo do procedimento tem que esperar uma fila de meses.
Infelizmente esse é o retrato da saúde pública do país tupinique em que vivemos. Não se ver mais o respeito e as prioridades do próximo.
Acabou de passar na tv Bahia,o hospital de referencia é em Salvador Matagao gesteira, pra esse tipo de cirurgia.