Um funcionário da Guarda Municipal de Juazeiro (BA), que estava nomeado como diretor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente Urbano (SEMAURB), foi acusado de exigir propinas de empresários da cidade. Em troca ele garantia que os empreendimentos e eventos dos mesmos fossem fiscalizados.
O funcionário é Jailson Silva dos Santos, considerado um ‘braço direito’ do secretário da Pasta, Agenor Souza. Segundo informações recebidas pelo Blog, ele alegava que precisava cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o município, o Ministério Público e a Polícia Militar, e se aproveitava disso para extorquir as vítimas, que pagava quantias volumosas ao acusado.
A reportagem teve acesso a algumas gravações comprovando a atuação ilícita de Jailson.
Medidas
Ao tomar conhecimento da denúncia envolvendo o servidor, o prefeito Paulo Bomfim o exonerou imediatamente do cargo de diretor de fiscalização da SEMAURB, para que seja instaurado um processo administrativo, “além de providenciada a devida apuração dos fatos, inclusive para que se investigue a eventual participação de outros funcionários”, informou, em nota, a assessoria.
“A Prefeitura de Juazeiro não admite tais práticas dentro da administração e adotará pleno rigor para, garantindo o direito à ampla defesa, apurar responsabilidades e aplicar as devidas sanções caso comprovadas as práticas irregulares”, completou a nota.