Juazeiro garante atendimento multiprofissional a crianças com TEA

por Carlos Britto // 01 de maio de 2023 às 14:24

Foto: ícaro Alexandre/Ascom PMJ

A Organização Mundial da Saúde (PMS) estima que existem, somente no Brasil, quase 2 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) – distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por manifestações comportamentais atípicas, déficits na comunicação e na interação social.  Em Juazeiro (BA), as crianças e adolescentes com TEA são assistidos pelo CAPS Infanto-juvenil, mantido pela prefeitura municipal por meio da Secretaria de Saúde (Sesau).

Atualmente existem mais de 200 pacientes com TEA ativos no CAPS Infanto-juvenil. A unidade dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por: enfermeira, assistente social, psicopedagoga, fonoaudióloga, psicólogo, educadora social, nutricionista e técnica de enfermagem. Os profissionais oferecem atendimentos individualizados e em grupos com funções variadas que vão desde estimular o desenvolvimento à fortalecer as habilidades sociais para a inserção social.

A dona de casa Elisa Conceição da Silva contou sobre os reflexos positivos no comportamento social da sua filha de três anos. “Descobrimos, recentemente, o diagnóstico de TEA e iniciamos o tratamento aqui no CAPS, em março deste ano. Ela está no grupo de atividades coletivas e, apesar do pouco tempo, tenho percebido melhora, pois ela vem se enturmando mais. Aprendeu até a dividir os brinquedos, o que ela não fazia de jeito nenhum“, comentou.

Como acessar o CAPS Infanto-juvenil

O gerente do CAPS Infanto-juvenil, Vitor Reis, explica que a unidade é “porta aberta”, ou seja, não é necessário encaminhamento de outras unidades. “Todos os usuários que chegam ao serviço pela primeira vez passam por acolhimento inicial, onde serão avaliados pela equipe e, de acordo com as necessidades de cada paciente, serão inseridos nas atividades psicossociais. É um serviço porta aberta, não sendo obrigatório ter um encaminhamento para passar pelo nosso acolhimento“, diz.

Reis frisa, ainda, sobre as diversas medidas que vêm sendo tomadas para atender a demanda, cada vez mais crescente, de pessoas com TEA. “A Sesau tem se preparado e se fortalecido para poder atender todas essas demandas por atendimentos. A equipe vem discutindo estratégias para atender melhor, considerando as prioridades, pois sabemos que temos casos mais graves que precisam de uma assistência mais imediata“, afirmou. O CAPS Infanto-juvenil fica localizado na Rua Almirante Tamandaré, nº 07, bairro Country Club. O atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Meu amigo da juventude, Claudionor salve, salve!