Em Juazeiro (BA), as mulheres grávidas que já recebem o Auxílio Brasil podem ser incluídas para receber uma outra quantia pelo Benefício Composição Gestante (BCG). O objetivo deste benefício é melhorar a nutrição do bebê e da mãe durante a gestação. O valor da parcela é de R$ 65 e dura o período gestacional.
A gestante que já recebe o Auxílio Brasil deve comparecer à Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro, das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira. Aquelas que moram na zona rural podem buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS). É preciso que a grávida esteja com o Cartão do Auxílio Brasil com o número do NIS, Cartão do SUS e o Cartão de Gestante.
A grávida pode dar entrada no BCG desde que inicia o pré-natal. “Caso a grávida tenha feito o cadastro no benefício e em 90 dias não tenha recebido o dinheiro ainda, é necessário retornar à Secretaria de Saúde ou na UBS, no caso do interior do município, para ser inclusa na vigência seguinte, já que pode ter havido alguma inconsistência nos dados”, destacou a gerente de Assistência Nutricional da Sesau, Beatriz Lopes.