Como forma de cuidado e prevenção quanto à segurança nas unidades de ensino de Juazeiro (BA), a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) – por meio dos programas de assistência financeira às escolas, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Programa para a Autonomia Financeira da Escola (PROAFE) – intensificou as medidas de segurança nesses locais. A Escola Municipal Carmen Costa Santos, por exemplo, instalou um sistema de videomonitoramento com 12 câmeras distribuídas estrategicamente, alcançando todos os espaços de uso coletivo, como salas de aula, pátios, refeitório – entre outros.
Somado ao sistema de videomonitoramento, a unidade também adotou o uso de travas eletrônicas nos portões de acesso à escola, campainha eletrônica, interfone para comunicação direta do agente de portaria com o setor de controle de segurança e a implantação de um sistema de sonorização.
Além da aquisição de equipamentos de segurança, a escola municipal também realizou uma reunião com os pais e responsáveis dos estudantes e equipe de profissionais da escola, com orientações preventivas sobre estratégias de controle da violência escolar. Também foram intensificados o patrulhamento e a ronda escolar, com pontos estratégicos de monitoramento, no intuito de inibir qualquer ato mal intencionado ou atitude suspeita nas imediações das escolas.
Compromisso
De acordo com a vice-gestora da escola, Gracinete Varjão de Oliveira, as ações reafirmam a responsabilidade e compromisso da educação em resguardar e garantir a segurança no ambiente escolar do município. “Nossa escola conta com o total de 680 alunos. Então, a gente entende que toda medida de prevenção e proteção tem se mostrado necessária no gerenciamento dessa contingência de violências. Enquanto profissionais da educação, assumimos a responsabilidade de garantir a manutenção das atividades e rotina escolar, tranquilizando as famílias e os nossos estudantes com orientações preventivas, e investimentos efetivos, como esses que a escola acaba de implantar“, comentou Gracinete.
“Nós entendemos ser imperioso dar assistência financeira mais efetiva às escolas, de modo que elas possam estar agindo no enfrentamento das ameaças à segurança escolar. A Secretaria de Educação tem investido em políticas de enfrentamento à violência. Nesse sentido, temos orientado sobre o uso efetivo dos recursos que chegam por meio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), como o PDDE, que recentemente publicou uma resolução que reajusta o valor fixo em 48%, permitindo que escolas públicas de educação básica implementem ações voltadas para prevenção e segurança do ambiente escolar“, esclareceu Maria Alexandrina Araújo, superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc.
Está de parabéns juazeiro, são medidas como essas que ajudam a proteger as nossas crianças, nossas crianças são o nosso futuro então vamos protegê-las e fazer de tudo para que nada aconteça com elas.