A prefeita de Juazeiro (BA), Suzana Ramos, sancionou nesta semana a Lei 3.103/2022, de autoria do vereador Aníbal Araújo, que institui o 6 de janeiro como Dia Municipal do Samba de Véio do povoado do Rodeadouro. A data passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do município.
O Samba de Véio do Rodeadouro é uma das maiores representações culturais de Juazeiro, sendo uma tradição antiga que encanta a quem assiste, além de ser um símbolo de resistência, pois é passada dos mais velhos aos mais novos. A data (6 de janeiro, que também é o Dia de Reis), foi escolhida pelo próprio grupo cultural em decorrência das comemorações que já acontecem nesse mesmo dia na comunidade. O samba costuma integra-se a folia de reisado durante o mês de janeiro.
“A gente fica muito feliz de incluir no calendário do município a data que marca o Samba de Véio do Rodeadouro, que é muito tradicional em nossa cidade. Então, é um momento de celebrar e valorizar essa manifestação que há tanto tempo faz jus a nossa cultura e a nossa história“, celebra Suzana.