Famílias de Juazeiro (BA) que moram em áreas a serem atingidas pela elevação do nível do Rio São Francisco estão sendo assistidas por uma força-tarefa, a cargo da prefeitura municipal. O trabalho realizado é de prevenção, para evitar que a população sofra com os danos causados pela liberação de uma maior quantidade de água da Barragem de Sobradinho. A atividade teve o objetivo de mapear e ofertar ajuda às famílias, informando sobre os riscos de terem suas residências invadidas.
De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), Teobaldo Pedro, as mudanças das famílias para escolas da rede municipal estavam previstas para a próxima segunda-feira (17). Entretanto, foi informado pelo diretor de manutenção, apoio e logística, Moacir Quirino – que segue alerta e monitorando a alta das águas -, que os moradores se assustaram com a subida do nível da água no início da noite e acionaram as equipes da prefeitura para que a mudança ocorra neste sábado (15).
“Nós estamos alertas. Uma força-tarefa foi criada pela prefeita Suzana Ramos envolvendo diversas secretarias, e a SEDES tem procurado fazer o seu papel social com bastante precisão e eficiência”, explicou Teobaldo.