A Prefeitura de Juazeiro (BA), por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), começou a disponibilizar Dispositivos Intrauterinos (DIUs) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A medida quer facilitar o acesso das mulheres a este método contraceptivo de longa duração.
Inicialmente, o DIU estará disponível nas UBSs Mandacaru, Residencial Juazeiro, Nossa Senhora das Grotas, João Paulo II e Argemiro. A superintendente de Atenção Básica da Sesau, Pollyana Evangelista, explicou que a inserção do dispositivo será feita após uma consulta médica ou com um enfermeiro, onde são discutidos os métodos contraceptivos disponíveis. Caso o DIU seja indicado, a paciente passa por exames para avaliar sua elegibilidade, e o dispositivo é inserido na própria unidade de saúde.
A secretária de Saúde, Ana Lúcia Araújo, ressaltou a importância das ações voltadas à saúde da mulher no município. “Estamos investindo em iniciativas que melhorem o acesso das mulheres aos serviços de saúde. As UBSs já realizaram mutirões de exames preventivos e ultrassonografias. A inserção do DIU contribuirá para a autonomia das mulheres no planejamento familiar“, afirmou.
Além das UBSs, as mulheres de Juazeiro também podem acessar o DIU no Hospital São Lucas, unidade conveniada à Sesau para este tipo de procedimento.