Com o estoque de sangue muito abaixo da média na unidade do Hemocentro da Bahia (Hemoba) em Juazeiro, que atende dez municípios da região, a prefeitura municipal decidiu realizar uma campanha de doação de sangue, que irá começar nesta terça-feira (6) até a sexta (9), com apoio da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
A campanha conta com o envolvimento voluntário dos guardas civis municipais, servidores públicos e colaboradores da prefeitura. De acordo com o Hemoba, o procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
Para realizar a doação de sangue, o voluntário deve comparecer ao hemocentro usando máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais; pesar mais de 50 quilos; estar bem alimentado; ter dormido pelo menos 6 horas; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não fumar por, pelo menos, duas horas; ter entre 18 e 69 anos incompletos; e não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias. Além disso, para quem teve Covid-19, é preciso esperar 30 dias após a cura clínica e apresentar documento original com foto.
Durante a pandemia, a recomendação do órgão é que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa. O Hemoba fica localizado ao lado do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), no bairro Santo Antônio, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h30. A doação pode ser agendada através do número (74) 3611-7532.