Em Juazeiro (BA), a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) lançou oficialmente, na quarta-feira (6), o Programa ‘Educação e Família’. A reunião de orientação aconteceu na Escola de Formação de Professores Parlim (EFEP), no Bairro São Geraldo. Trinte e sete escolas, da sede e zona rural do município, foram contempladas com a iniciativa, viabilizada em parceria com o governo federal.
Entre os objetivos do programa está a elaboração de planos de ação para fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar do estudante. No evento, foram apresentados diversos modelos e exemplos de planos de ação, para que as próprias escolas, através de seus gestores e membros das Unidades Executoras, elaborem planos exclusivos, de acordo com as demandas particulares de cada unidade escolar.
Para a coordenadora municipal do programa, Hilzemira Mendes, neste momento de retomada das aulas pós-pandemia é mais do que essencial a integração família-escola. “Precisávamos integrar toda a família no âmbito escolar, para que a educação seja ainda mais inclusiva e abra portas para o crescimento pessoal e profissional dos alunos”, ressalta.
“Em boa hora”
Antônio Wanderley, gestor das Escolas Municipais Pontal e São Sebastião, no distrito de Itamotinga, comemorou a chegada do programa. “O Educação e Família estreita laços e traz a família para dentro da escola. Esse projeto vem numa hora boa, no pós-pandemia, num momento de retomada da educação”, salienta.