A vacina BCG estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Juazeiro (BA), da sede e da zona rural, a partir de hoje (17). De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Saúde (Sesau) otimizou a logística de distribuição das doses para facilitar o acesso à vacinação.
A BCG previne contra a tuberculose, doença contagiosa provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Geralmente ela afeta os pulmões, mas também pode atingir os ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Se não diagnosticada de forma rápida e tratada adequadamente, pode levar o paciente à morte.
“A vacina deve ser realizada logo após o nascimento, de preferência nas primeiras 12 horas de vida do bebê. Caso não seja possível, a criança deve ser vacinada ainda nos 15 dias de vida, mas ela pode ser administrada para não vacinados até 4 anos, 11 meses e 29 dias”, explicou a coordenadora da Rede de Frios, Ana Viviany Morais.
Documentos
A vacina será aplicada mediante apresentação do CPF ou Carteira Nacional do SUS da criança e RG e CPF dos pais ou responsáveis.