Como resultado do trabalho das equipes de transição, foi aprovada na Câmara de Vereadores a reforma administrativa que estruturará o governo do prefeito eleito Paulo Bomfim (PCdoB) a partir de janeiro de 2017. A proposta traz uma diminuição significativa de cargos de primeiro escalação e fusão de secretarias. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a gestão das feiras e mercados ganharão novas configurações.
Compreendendo o conceito atual de saneamento, o atual SAAE mantém a sigla, mas passará a se chamar Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro. Com isso, acumula a responsabilidade da coleta e tratamento dos resíduos sólidos.
O novo governo cria a AMA (Autarquia Municipal de Abastecimento), cuja tarefa principal será a de gerir o Mercado do Produtor, camelódromo e demais feiras e mercados da cidade e desenvolver parcerias público-privadas que modernizem o funcionamento destes equipamentos.
As mudanças trazem também a extinção de cargos de assessoria de primeiro escalão – antes ligados diretamente ao gabinete do prefeito. Como exemplos de fusões, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico agrega a pasta de Agricultura e se unem na nova Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária. Por sua vez, a pasta da Cultura se transforma na Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte.
Mudanças
Bomfim explicou as mudanças. “Entendo que devemos primar pela eficiência, fazendo mais com menos. Uma gestão moderna precisa estar atenta aos cenários atuais e as dificuldades econômicas impõem um modelo de governo mais enxuto, mas não menos capaz de desenvolver as políticas públicas necessárias à população“, declarou o prefeito eleito.
Parabéns! Belíssimas mudanças, que realmente eram necessárias a essa cidade que a cada dia se moderniza. A criação da AMA foi uma brilhante ideia, essa nova denominação e função da SAAE mostra que tem boas intenções e se preocupa com a saúde do povo e ambiental. Mas, existe um porém… Tu Paulo Bomfim, esqueceu do nosso mal maior, o trânsito que é gerado pela CSTT que infelizmente nada tem feito para coibir inúmeros abusos dos nossos motoristas, motociclistas e as vezes até dos pedestres. Agora vamos aguardar a Dra. Dulce e vê como ficará a nossa secretária da saúde. E rezar para tudo dá certo