O prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim (PCdoB), realizou na manhã desta segunda-feira (12) a entrega simbólica dos boletos do Programa Garantia Safra 2018/2019 aos presidentes de associações dos distritos de Juazeiro. “Esse seguro federal criado por um governo do nosso projeto, e que também conta com contrapartida tanto do Estado quanto do município, é fundamental para assegurar aos agricultores familiares o custeio da safra. Sabemos da importância da agricultura familiar para a economia de Juazeiro e por isso ficamos muito felizes em dar continuidade ao trabalho iniciado na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho. Um dos nossos focos é a melhoria de vida do homem do campo“, frisou.
Os boletos estão sendo entregues na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) aos presidentes das associações das comunidades rurais do município. Os mesmos devem ser recolhidos pelos agricultores beneficiados até o próximo dia 30 de novembro (prazo final para o pagamento), nas associações dos seus distritos ou na Adeap.
Na ocasião o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Emerson Souza (Mitu), parabenizou o município por ter dado sequência ao programa. “Esse é um governo que se preocupa com o bem estar de toda a população. Quero parabenizar o prefeito pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo no município e em especial na zona rural, com ações e projetos que garantem a melhoria da vida de todos“, destacou.
Vale destacar que foram 3.272 mil agricultores familiares inscritos no programa neste ano. “O município de Juazeiro está dando toda atenção a todos os que participam do Garantia Safra, disponibilizando informações e facilitando o acesso aos boletos. Pedimos aos beneficiados para que façam o pagamento em prazo hábil, pois o mesmo será encerrado no dia 30“, ressaltou o titular da Adeap, Tiano Félix.
Alerta
O secretário também alertou que o não pagamento dos boletos resulta no prejuízo total, caso haja a perda da safra. “Consideramos a importância deste programa que atende aos nossos agricultores sujeitos a perdas de safra, o que é um risco grande nesta época de estiagem. Alertamos a todos que peguem seus boletos para que não haja nenhum prejuízo”, frisou o secretário.
Os critérios para participar do programa são os seguintes: renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio, excluindo a aposentadoria rural; plantio em áreas não irrigadas; plantio em áreas entre 0,6 e 10 hectares; plantação de algodão, arroz, feijão, mandioca e/ou milho, e adesão ao garantia safra antes do plantio. A sede da Adeap fica localizada à Rua Oscar Ribeiro, nº 110, Centro. Com informações da assessoria da PMJ.