A Prefeitura de Juazeiro (BA), por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), emitiu alerta nessa segunda-feira (3) sobre tentativas de golpe contra estabelecimentos comerciais. Indivíduos estão se passando por fiscais da Vigilância Sanitária para enganar empresários e obter vantagens financeiras. Fato semelhante ocorreu recentemente com o órgão municipal de Petrolina (PE).
De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da cidade baiana, Djalma Amorim, os golpistas entram em contato com as empresas alegando ter fotos e vídeos de irregularidades, tentando extorquir os comerciantes. Amorim esclareceu que a Vigilância Sanitária não realiza abordagens por telefone e que as inspeções são sempre feitas presencialmente e em equipe.
A Vigilância Sanitária utiliza um sistema eletrônico seguro, o 1Doc, para cadastro e comunicação com as empresas. Amorim enfatizou que o objetivo da Vigilância é orientar e minimizar riscos sanitários, não multar. Ele pediu que os empresários denunciem à polícia qualquer tentativa de golpe, fornecendo dados dos indivíduos envolvidos para auxiliar nas investigações.