Juazeiro prepara implantação de pontos para coleta seletiva de resíduos sólidos

por Carlos Britto // 29 de novembro de 2021 às 19:58

Foto: Ascom PMJ/divulgação

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro (BA), com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), avançou nos estudos e prepara a instalação de ecopontos e estações de transbordo na cidade para o recolhimento, manejo e tratamento adequados de resíduos sólidos. Uma reunião na última semana entre representantes do SAAE e da Semaurb tratou sobre essa iniciativa, que representa um passo importante para pôr fim ao descarte irregular em diversos pontos da cidade.

A ideia é implantar ecopontos e estações de transbordo em locais estratégicos, onde há maior incidência de descarte irregular e assim contribuir significativamente já que, com esses equipamentos a população terá onde fazer a destinação correta de itens que não são mais utilizados. Os ecopontos terão espaços físicos separados por ‘baias’ para o recebimento de cada tipo de material reciclável, como plástico, papelão, vidro e metais, por exemplo.

Serão locais organizados, com funcionários e horário de atendimento, para que tudo aconteça com organização e ordenamento. Já as estações de transbordo ficarão com o recolhimento de entulho e poda de árvores. “Com a instalação de ecopontos e estações de transbordo, o cidadão terá locais apropriados para a destinação de entulhos e recicláveis, evitando o despejo irregular em terrenos públicos e privados. Além disso, deixa a cidade mais limpa e minimiza os impactos ambientais com a redução dos descartes irregulares em áreas verdes e nas margens do rio São Francisco”, destaca a engenheira de Obras e Projetos do SAAE, Vanda Rosado.

Vale ressaltar que os ecopontos que haviam sido implantados na cidade e foram removidos pela gestão atual, não tinham esse status e nem estavam de acordo com as normas de meio ambiente. “A implantação dos novos equipamentos seguirá as normas ambientais, com todos os protocolos, e será dado o destino correto a todos os resíduos, além do reaproveitamento do material“, ressalta a arquitetura urbanista da Semaurb, Silvia Braga.

Reciclagem

A engenheira do SAAE, Vanda Rosado, diz ainda que além de contribuir para a política de reciclagem, a partir do repasse de materiais recolhidos para cooperativas e empresas que o município está tentando parcerias, esses equipamentos oferecerão às comunidades condições para a destinação adequada dos resíduos da construção civil e de volumosos (móveis velhos), servindo de apoio ao combate do descarte irregular de objetos em logradouros públicos e áreas ambientais.

Juazeiro prepara implantação de pontos para coleta seletiva de resíduos sólidos

  1. Mestre disse:

    Caraca eu fico aqui pensando como minimamente debater políticas públicas em meio ambiente em um ESGOTO a céu aberto, meu Deus rsrsrsr um lugar que vc anda literalmente encima do esgoto a céu aberto. Oooo bando de jumentos baianos seminalfabetos, faça primeiramente o dever de casa pô…..

  2. Emerson disse:

    Em vários estados é utilizado Container de Lixo e coletor de lixo da marca Uniplasti, aqueles carrinhos que os gari carregam na rua.
    Esses materiais servem tanto para coleta seletiva quanto para uso comum, aqui na minha cidade tem vários desse da Uniplasti http://www.uniplasti.com.br e funciona bem quando a população ajuda não jogando lixo na rua e fazendo a coleta reciclável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários